Com relação aos fármacos mais utilizados em odontologia, é ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está incorreta e é a resposta correta para a questão.
Vamos analisar cada opção:
A - O ácido acetilsalicílico, conhecido como aspirina, é amplamente utilizado como anti-inflamatório e analgésico. Um de seus efeitos adversos mais conhecidos é a irritação da mucosa gástrica, que pode levar a problemas como úlceras gástricas, além de sua ação na inibição da agregação plaquetária, aumentando o risco de sangramento. Portanto, essa alternativa é correta sobre seus efeitos.
B - O paracetamol é um analgésico e antipirético amplamente utilizado. No entanto, é metabolizado no fígado, e em altas doses ou se combinado com álcool, pode ser hepatotóxico, levando a danos graves ao fígado. Por isso, não é recomendado para pacientes que consomem bebidas alcoólicas regularmente. Assim, esta afirmação é correta.
C - A afirmação de que os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são indicados para pacientes hipertensos porque não interferem na função renal é incorreta. Na realidade, os AINES podem causar retenção de sódio e água, o que pode elevar a pressão arterial e piorar a hipertensão, além de poderem comprometer a função renal em alguns casos. Portanto, eles devem ser prescritos com cautela em pacientes com hipertensão.
D - O diclofenaco de potássio é, de fato, um fármaco derivado do ácido fenilacético. Ele é usado como anti-inflamatório e analgésico em várias condições dolorosas e inflamatórias. Portanto, esta assertiva é correta.
E - A dipirona, também conhecida como metamizol, é um analgésico e antipirético cujo uso está associado ao risco de agranulocitose, uma grave redução dos glóbulos brancos no sangue, que pode levar a infecções severas. Este risco torna a afirmação correta.
Portanto, a alternativa C é a única incorreta e correta para marcar na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O mecanismo de interação entre AINES x ANTI-HIPEETENSIVOS está relacionado à inibição da síntese das prostaglandinas. Estas atenuam o efeito vasoconstritor de algumas substâncias endógenas, tais como angiotensina II, noradrenalina e vasopressina, provocando vasodilatação, o que mantém o fluxo sangüíneo renal e a velocidade de filtração glomerular. As prostaglandinas também aumentam a excreção de cloreto de sódio e água. A inibição desses efeitos das prostaglandinas pelos AINEs pode antagonizar os efeitos redutores da pressão arterial dos anti-hipertensivos -. Os agentes anti-hipertensivos diuréticos (furosemida, espironolactona, hidroclorotiazida etc), beta-bloqueadores (atenolol, propranolol etc), alfa-bloqueadores (prazosina, terazosina, alfuzosina, doxazosina etc) e inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina - ECA (captopril, enalapril, lisinopril etc) são os mais afetados pela ação do AINEs.
- Dentre os AINEs, os que mais apresentam interações com os anti-hipertensivos estão o ibuprofeno, o naproxeno, o piroxicam e a indometacina. Entretanto, os outros, inclusive analgésicos e antipiréticos, como paracetamol e dipirona, também podem vir a interferir na ação dos anti-hipertensivos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo