No debate profissional contemporâneo, a polêmica que nega s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483242 Serviço Social
No debate profissional contemporâneo, a polêmica que nega ser o serviço social trabalho fundamenta-se na concepção de que o trabalho
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - "pressupõe o metabolismo orgânico do homem com a natureza, e o serviço social funda-se na relação entre os homens".

Para entender por que essa alternativa é a correta, é preciso compreender a noção de trabalho no pensamento marxista e como o Serviço Social se insere nessa concepção. No marxismo, o trabalho é visto como uma atividade pela qual o ser humano interage com a natureza para transformá-la e, ao fazê-lo, transforma a si mesmo. É a base sobre a qual se ergue toda a construção social e a produção da vida material.

No caso do Serviço Social, a atividade profissional não está diretamente ligada ao processo de transformação da natureza ou à produção de mais-valia, que são características centrais do trabalho no sentido econômico clássico. Por isso, pode surgir a polêmica sobre se o Serviço Social constitui ou não "trabalho".

A resposta correta aponta que o trabalho pressupõe o metabolismo orgânico do homem com a natureza, ou seja, a interação direta do ser humano com o ambiente natural para a produção de bens materiais. Por outro lado, o Serviço Social funda-se na relação entre os homens, pois é uma atividade que se realiza no âmbito das relações sociais, visando a melhoria das condições de vida e a solução de problemas sociais, sem que haja a transformação direta da natureza ou a produção de mais-valia como ocorre nas atividades produtivas industriais ou agrícolas.

Essa compreensão é fundamental para situar o Serviço Social dentro de um quadro teórico que reconhece sua especificidade, mas também seu papel relevante na dinâmica social, embora não esteja envolvido diretamente na produção material no sentido estrito.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O trabalho tem uma função social particular e específica na relação com a totalidade social, que é de transformar a natureza em bens materiais necessários a reprodução social "[...] o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza [...]." (MARX apud LESSA, 2005, p. 2) 

resposta: letra "c"

Resposta letra "C" -  Em âmbito nacional o principal debate sobre o Serviço Social ser ou não trabalho concentra-se na produção teórica de Iamamoto (1998; 2000; 2007) e Lessa (2007a; 2007b). De forma sintética, a polêmica situa-se na afirmação de Iamamoto, que alega o Serviço Social ser trabalho em razão de estar situado na divisão sóciotécnica do trabalho na esfera da organização e valorização do capital e, portanto, é analisado como trabalho na reestruturação produtiva, sendo situado no setor de serviços. Os assistentes sociais, em muitos casos, estão inseridos no trabalho coletivo, por exemplo, nas organizações empresariais. Em contrapartida, Lessa afirma que o Serviço Social não é trabalho, principalmente, se tomar a concepção marxiana de trabalho como estatuto ontológico em que o trabalho se afirma como categoria fundante da existência humana e do metabolismo entre homem e natureza.

 

 

http://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/tese_final_pos_banca-defesa.pdf

Para Lessa--- O S.S não é trabalho! Pois o trabalho significa o intercambio do homem com a natureza... e para este autor o S.S atua nas relações entre os homens e não na natureza.

 

Para Iamamoto---- O S.S é trabalho produtivo! Pois o trabalho vai além do intercambio homem e natureza. Para a autora o S.S produz mais-valia.

Entendo que a questão é discutível. Teixeira (2014) análisa da categora trabalho na obra de Iamamoto e através de sua obra compreende-se 

o caráter abstrato do trabalho, que já se distancia da relação primeira com a natureza, devido a complexificação das relaçôes sociais.

Por que o Serviço Social não é trabalho? Pergunta num subtítulo do seu artigo “Serviço Social e Trabalho: do que se trata?” e responde assim:

Em primeiro lugar, e antes de qualquer coisa, porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social. Não cumpre a função mediadora entre os homens e a natureza; pelo contrário, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens. (LESSA, 2000, pág. 52).

https://www.institutolukacs.com.br/single-post/2015/04/01/serviço-social-e-trabalho-porque-o-serviço-social-não-é-trabalho

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo