As vacinas constituem meios eficazes para a redução da morb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q179456 Enfermagem
As vacinas constituem meios eficazes para a redução da morbidade e da mortalidade de uma população. Considerando que algumas doenças podem ser adquiridas também nos locais de trabalho, assinale a alternativa que condiz com as doenças imunopreveníveis.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - rubéola, febre amarela e hepatite B

Esta questão aborda o tema das vacinas e sua importância na proteção contra doenças imunopreveníveis, especialmente no contexto de exposição potencial em locais de trabalho. O conhecimento necessário para resolver a questão inclui a identificação de doenças para as quais existem vacinas eficazes disponíveis.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A lista doenças que são imunopreveníveis. A rubéola, a febre amarela e a hepatite B possuem vacinas disponíveis que são recomendadas para a prevenção dessas doenças. A rubéola é prevenida pela vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR), a febre amarela possui uma vacina específica, e a hepatite B é prevenida por uma vacina que é comumente administrada desde a infância. Estas doenças são, portanto, corretamente categorizadas como imunopreveníveis.

Análise das alternativas incorretas:

B - tuberculose, criptococose e bissinose: A tuberculose tem vacina (BCG) que é usada principalmente para prevenção de formas graves em crianças, mas não é eficaz na prevenção primária em adultos nem é utilizada no contexto de todas as exposições ocupacionais. Criptococose e bissinose não são imunopreveníveis, pois não há vacinas disponíveis para elas.

C - antracose, sarampo e varicela: Antracose é uma pneumoconiose e não é imunoprevenível. Embora o sarampo e a varicela sejam doenças para as quais há vacinas (tríplice viral para sarampo e varicela para varicela-zoster), a presença de antracose na lista torna a alternativa incorreta.

D - hepatite C, difteria e febre maculosa: A hepatite C não é imunoprevenível, pois não há vacina disponível. A difteria é imunoprevenível com a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche), mas a presença de hepatite C na lista invalida a alternativa. A febre maculosa também não é imunoprevenível.

E - caxumba, leptospirose e siderose: A caxumba é imunoprevenível com a vacina tríplice viral. No entanto, leptospirose e siderose não são imunopreveníveis. Leptospirose não tem vacina disponível amplamente para humanos e siderose é uma doença ocupacional por inalação de partículas, sem imunização preventiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As vacinas são consideradas hoje como um dos principais fatores contribuintes para a redução na morbidade e mortalidade da população mundial, levando a um aumento na expectativa e qualidade de vida.
Principais doenças imunopreveníveis:
 
Tuberculose e vacina BCG
Poliomielite
Hepatite B
Difteria, Tétano e Coqueluche
Haemophilus influenzae tipo B (Hib)
Pneumococo
Rotavírus
Meningococo
Sarampo, Caxumba e Rubéola
Varicela
Hepatite A
Influenza – Gripe
Febre Amarela
Papilomavírus Humano - HPV
Raiva Febre tifóide

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo