O Método Dáder estabelecido pela Universidade de Grananda, ...
O Método Dáder estabelecido pela Universidade de Grananda, 1999, consiste em importante ferramenta para o farmacêutico clínico efetuar o acompanhamento farmacoterapêutico (AFT), na busca de problemas relacionados a medicamentos (PRM) objetivando excelência na terapia medicamentosa, em relação a esse protocolo clínico assinale V (verdadeiro) e F (falso):
( ) Considera-se PRM como uma variável de resultado clínico, falha no tratamento farmacológico que conduz a um aparecimento de um problema de saúde.
( ) Os PRM obedecem seis categorias que se subdividem em 3 sub categorias: (i) dose terapêutica, (ii) indução enzimática com aumento da velocidade de excreção do medicamentos e (iii) ligação à proteínas plasmáticas.
( ) A medida de um parâmetro fisiológico na farmácia que denote um valor anormal é um bom momento para o início do AFT.
( ) O processo de AFT não prevê processos de intervenção na terapia medicamentosa, uma vez que é vedado ao farmacêutico elaborar qualquer tipo de ação nesse sentido.
( ) O processo de AFT e a busca por PRM não requer algum grau de conhecimento do paciente sobre a sua terapia medicamentosa, pois esse deve ser um conhecimento apenas do médico e do farmacêutico.