Trechos da reportagem "Número de alunos com necessidades esp...
Trechos da reportagem "Número de alunos com necessidades especiais em escolas regulares aumentou 229% desde 1998, segundo censo do MEC" de CLÁUDIA COLLUCCI da Folha de São Paulo, São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004, vem mostrando como cresce a inclusão escolar de deficientes nas escolas. Segue a reportagem:
Jabes, 10, tem deficiência física e mental. Bruna, 14, paralisia cerebral. Juliana e Rafael, 8, são paraplégicos. Vinícius, 13, cego. Além de serem crianças com necessidades especiais, elas também têm em comum o fato de freqüentarem escolas regulares e estarem na mesma classe de alunos não-deficientes.
A inclusão de crianças deficientes em escolas regulares vem crescendo no país. O número de matriculados cresceu 229% nos últimos cinco anos, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação. Passou de 43.923 alunos em 1998, quando o censo analisou pela primeira vez a situação dos alunos especiais, para 144.583 estudantes no ano passado.
No país, há 503.570 alunos matriculados com necessidades especiais-deficiências visual, auditiva, física e mental. Do total, cerca de 30% frequentam escolas que oferecem o ensino regular em 98, eram 13%. O restante está em escolas ou salas especiais.
A recomendação para que pessoas com deficiências sejam educadas na rede regular de ensino está na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). O Brasil é também signatário de uma declaração internacional que selou o compromisso de garantir acesso à educação inclusiva até 2010.
...
Assinale a alternativa que melhor relata as principais dificuldades no campo da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas brasileiras.