A respeito de materiais para um sistema de proteção contra ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Reposta letra a)
Segundo a norma aconselha-se a interligação do sistema de malha do SPDA com o aterramentodas das tomadas da edificação. O nome desse proceso se chama equipotencialização. O "porque" disso é que caso haja uma diferença de potencial entre a malha do SPDA e do Aterramento da edificação haverá o aparecimento de uma corrente.
a) É exatamente isso que preconiza o subitem 5.4.1 da NBR 5419-3/2015.
b)
c) A norma não restringe o uso do captor Franklin a condutores de descida isolados. Este captor pode ser usado tanto em sistemas isolados, quanto não isolados. A diferença é que no primeiro pode haver apenas 1 único condutor de descida conectado ao captor, enquanto que no segundo o número mínimo de condutores de descida conectados ao captor são 2. Vide subitens 5.3.2 e 5.3.3 da NBR 5419-3/2015.
d) A NBR 5419/2015 não determina um local específico para colocação da malha de aterramento.
e) Na antiga redação da NBR 5419/2005 uma resistência de aterramento boa era aquela próxima a 10ohms (subitem 5.1.3.1.2). No entanto, na nova redação da NBR 5419-3/2015 (5.4.1) não há determinação de um valor ideal de resistência de aterramento. O que se deve buscar, de acordo com a nova redação da norma é: "o menor valor de resistência de aterramento possível, compatível com o arranjo do eletrodo, a topologia e a resistividade do solo no local".
Letra C está errada. Conforme NBR 5419, se as paredes não forem de material combutível, os condutores de descida podem ser instalados dentro da parede.
(trecho a seguir extraido da NBR 5419)
"Os condutores de descida de um SPDA não isolado da estrutura a ser protegida podem ser instalados
como a seguir:
a) se a parede é feita de material não combustível, os condutores de descida podem ser posicionados na superfície ou dentro da parede;
b) se a parede for feita de material combustível, os condutores de descida podem ser posicionados na superfície da parede, desde que a elevação de temperatura devido à passagem da corrente da descarga atmosférica neste não seja perigosa para o material da parede;
c) se a parede for feita de material prontamente combustível e a elevação da temperatura dos condutores de descida for perigosa, os condutores de descida devem ser instalados de forma a ficarem distantes da parede, pelo menos 0,1 m. Os suportes de montagem podem estar em contato com a parede."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo