Considerando as informações do texto 6A2AAA, bem como a tab...
Texto 6A2AAA
A tabela precedente apresenta especificações de tipos de disjuntores, com os respectivos preços, a serem consideradas para uma instalação elétrica com tensão fase-terra de 220 V e que comporte os seguintes equipamentos.
Equipamento I: monofásico; possui pico de corrente de partida; potência de 4.300 W; localizado junto ao quadro de distribuição do pavimento.
Equipamento II: monofásico; não possui pico de corrente
de partida; potência de 7.260 W; localizado a 120 m de distância do
quadro de distribuição do pavimento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No meu conhecimento a assertiva "E" está errada, pois a corrente do equipamento I é 19,54A e deve ser dimensionado uma proteção com no mínimo 20% a mais da nominal. Além do mais se trata de um equipamento com partida. Então no meu ambito de conhecimento a assertiva correta seria a letra A.
Concordo com o comentário da Michelle. Também errei a questão e fiquei em dúvida justamente entre as letras A e E.
Porém, após ler o capítulo 6 do livro Instalações Elétricas do Ademaro Cotrim (5 ed.), entendi o que a questão pede como resposta.
As curvas dos disjuntores representam a atuaçao dos mesmos em situações de curto-circuito.
Os de curva B são indicado para circuitos com baixa corrente de curto-circuito, como aqueles com linhas longas. E devem ser evitados para equipamentos com correntes de partida ou correntes transitórias moderadas ou altas. Geralmente sua atuação está entre 3 e 5 In.
Como o exercício diz que o circuito I possui pico de corrente de partida (mas não específica quanto), pode-se descartar os de curva B.
Já os de curva C são indicados para proteção de circuitos em geral, com correntes moderadas de partida ou transitórias, com atuação entre 5 e 10 In.
Portanto, o avaliador entendeu que o disjuntor já está preparado para este transitório momentâneo de corrente, sendo necessário somente dimensioná-lo de acordo com a corrente nominal. É uma questão realmente complicada.
No meu entendimento faltam informações na questão e quem fez a questão já sabendo as fórmulas de dimensionamento de disjuntores (corrente de atuação acima da corrente nominal do circuito e menor que a do cabo, etc) acabou errando (como eu).
Espero ter ajudado!
Bons estudos.
Nem sempre é fácil, mas sempre é possível.
Obs: Existem também os de curva D que são indicados para circuitos com altas correntes de partida ou transitórias, com atuação entre 10 e 20 In.
Essa questão gera algumas dúvidas...
Corrente Nominal
Calculando a corrente nominal do Equipamento I: I1 = 4300 / 220 = 19,54 A ; I1 = 19,54 A
Então, o disjuntor de 20 A pode ser utilizado sob o ponto de vista da corrente nominal pois o requisito é que o disjuntor possua conrrente menor ou igual à capacidade de corrente do condutor ( não mencionada) e maior ou igual à corrente de projeto (19,54).
I_projeto <= I_disjuntor <= I_capacidade_dos_cabos (NBR 5410 - Item 5.3.4.1 ) - Adicionar um fator de 20%(ou similar) como a colega sugeriu abaixo é uma questão de bom senso para evitar desligamentos e aquecimentos por flutuação da rede mas não é requisito da norma.
Difinição da curva
Curva B - Desarme Instantâneo - 3 a 5 x I_nominal do disjuntor
Curva C - Desarme Instantâneo 5 a 10 x I_nominal do disjuntor
O questionamento do avaliador é..." qual curva permitirá que o disjuntor não desarme na partida ?"
A curva tipo B não é recomedada para cargas que possuam correntes de partida elevadas. Como a questão não traz o fator de corrente de partida do equipamento e logo abaixo cita um segundo equipamento que não possui corrente de partida, o canditado poderá inferir que a curva C deve ser usada para o equipamento 1.
Ou ainda, considerar o seguinte... se o equipamento for um motor ( equipamento de maior corrente de partida) a corrente de partida será aproximadamente 8xI1, nesse caso um disjuntor curva B, desarmaria na partida do equipamento. A curva C se apresenta como " mais completa" para esta aplicação.
Espero ter ajudado,
Bons Estudos!
No meu ponto de vista, o gabarito é simples.
Sabendo que a corrente nominal é aproximadamente 19,5A, deve-se escolher o disjuntor com melhor custo benefício. Observa-se que, tanto o disjuntor de 20A como o de 25A atendem à proteção desejada. Porém, o de 25A é mais caro (esse foi o desempate). Visto que os disjuntores de Curva B e C possuem os mesmos valores (propositalmente elaborado pela banca, para que o candidato mostre qual, de fato, é a melhor curva que atende às especificações desejadas), a curva escolhida será aquela que apresenta melhor configuração para corrente maiores (Curva B: 3 a 5In - Curva C: 5 a 10xIn).
Errei a questão, mas toda o debate feito pelos colegas em torno da questão foi bem produtivo. Obrigado, galera!
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo