O autor acentua a importância do crítico ao
O fato é que amo a crítica. Trabalhei durante muitos anos no jornalismo cultural e, por quase uma década, chefiei uma equipe de críticos atuando nas mais diferentes manifestações artísticas. Acredito piamente que o processo da arte só se realiza em sua plenitude no olhar erudito do crítico, que vai contextualizar determinada obra na história da humanidade, deslindando preciosidades estéticas, temáticas e filosóficas que, em muitos casos, passam despercebidas até mesmo para os próprios criadores.
Acho sinceramente que a crítica é um espaço de resistência fundamental nessa massacrante indústria cultural que tanto nos sufoca. Por mais que admire e respeite quem a exerce, nunca me arrisquei por esse caminho, com exceção de um breve período em minha juventude. Há diferentes tipos de crítico, mas sempre me interessei por aqueles que enveredam pelo ensaísmo. Não gosto, porém, de textos que transbordam de tanto entusiasmo diante de uma "obra-prima" nem dos cruelmente destrutivos, sem um único aceno de generosidade. Vale a advertência de Robert Bresson: "Não há louvação ou crítica demolidora que não parta de um equívoco".
(Evaldo Mocarzel. Bravo!, 187, março de 2013, p. 35, excerto)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opção CORRETA, letra "D".
inicialmente temos que: d) empregar o verbo deslindar - deslindando preciosidades estéticas, temáticas e filosóficas - que poderia ser corretamente substituído por outros verbos, como pesquisar, investigar ou esquadrinhar, sem prejuízo para o sentido original nem alteração da organização da frase.
Analisando, "por partes", podemos identificar que:
O verbo deslindar (aqui, transitivo direto), pode ser perfeitamente substituído da forma que a opção afirma, pois significa, justamente, tornar inteligível, compreensível (o que está confuso, obscuro); explicitar; desenvolver estudo(s) sobre; investigar, pesquisar, esquadrinhar.
Em conseguinte, podemos perceber a inegável importância do critico, alçado pelo autor ao papel de uma espécie de "revelador artístico" que nos desmistifica detalhes e relações que poderiam passar desapercebidas, enquanto leigos. Essa concepção fica bem marcada na leitura da oração completa, que traz: Acredito piamente que o processo da arte só se realiza em sua plenitude no olhar erudito do crítico, que vai contextualizar determinada obra na história da humanidade, deslindando preciosidades estéticas, temáticas e filosóficas que, em muitos casos, passam despercebidas até mesmo para os próprios criadores.
Questãoestranha, tem que tomar cuidado com a FCC mesmo, vejam só, a resposta nãocondiz com o enunciado da questão "o autor acentua a importância docrítico ao"...
Aresposta é saber se o candidato conhece de sinônimos, nada tendo a ver com “aimportância do crítico na visão do autor”. Questões assim deveriam seranuladas.
Não entendo o erro da letra A. Alguém pode explicar ?
Tbm não achei o erro da alternativa A.
No texto o autor afirma que: "Acredito piamente que o processo da arte só se realiza em sua plenitude no olhar erudito do crítico."
Já a alternativa 'A' afirma que: "nem sempre as inovações características de certas obras podem ser adequadamente apontadas e analisadas sob um ponto de vista crítico". O que parece ser contrário à afirmação do texto.
Além de que, o enunciado pede a alternativa que acentua a IMPORTÂNCIA do crítico, sendo que a alternativa 'A' parece diminuir a importância do crítico.
Esse foi o meu raciocínio.
Acertei por eliminação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo