Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CETRO Órgão: AMAZUL Prova: CETRO - 2015 - AMAZUL - Cirurgião Dentista |
Q625461 Odontologia

 Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Urgência indica a necessidade que obriga o profissional dentista a tomar providências diante de gravidade excepcional, como o risco de morte, sendo necessárias providências imediatas, de conhecimento médico e de obrigação do cirurgião-dentista.

( ) Emergência indica a necessidade de se fazer algo imediatamente, como uma fratura dentária, por trazer prejuízo estético a um paciente.

( ) Sobre os atendimentos de urgência e emergência também incide a responsabilidade civil do cirurgião-dentista, o qual pode ser acusado por negligência ou imprudência.

( ) Negligência é quando se deixa de realizar algo que deveria ser realizado, configurando-se como omissão.

( ) Imprudência é quando se comete falha grave por desconhecer as regras técnicas e científicas, por incapacidade ou por falta de habilidade.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão focada em emergências médicas em Odontologia, um tema crítico para o entendimento dos profissionais dessa área. A pergunta verifica seu conhecimento sobre os conceitos de urgência e emergência, além de responsabilidade civil e conceitos como negligência e imprudência.

Alternativa correta: E - F/F/V/V/F

Agora, vamos justificar o porquê da alternativa correta e analisar cada afirmação:

(1) Urgência indica a necessidade que obriga o profissional dentista a tomar providências diante de gravidade excepcional, como o risco de morte, sendo necessárias providências imediatas, de conhecimento médico e de obrigação do cirurgião-dentista.

Essa afirmação é falsa. A definição apresentada é mais adequada para emergência. Em odontologia, urgência se refere a situações que necessitam de atenção rápida, mas que não envolvem risco iminente de morte.

(2) Emergência indica a necessidade de se fazer algo imediatamente, como uma fratura dentária, por trazer prejuízo estético a um paciente.

Essa afirmação é falsa. Emergências são situações que apresentam risco de morte ou exigem intervenção imediata para preservar a vida ou saúde do paciente, e não apenas por questões estéticas.

(3) Sobre os atendimentos de urgência e emergência também incide a responsabilidade civil do cirurgião-dentista, o qual pode ser acusado por negligência ou imprudência.

Essa é uma afirmação verdadeira. Em casos de urgência e emergência, o dentista tem a responsabilidade de agir de acordo com os protocolos adequados. A falta de ação ou ação imprópria pode levar a acusações de negligência ou imprudência.

(4) Negligência é quando se deixa de realizar algo que deveria ser realizado, configurando-se como omissão.

Essa afirmação é verdadeira. A negligência ocorre quando o profissional não faz o que deveria ter feito, ou seja, há uma omissão de cuidado ou ação.

(5) Imprudência é quando se comete falha grave por desconhecer as regras técnicas e científicas, por incapacidade ou por falta de habilidade.

Essa afirmação é falsa. Na verdade, imprudência refere-se a agir de maneira precipitada ou sem cautela, não necessariamente por desconhecimento, mas por não seguir o que é recomendado.

Além disso, ao resolver questões como essa, destaque as palavras-chave e sempre confronte definições com o material de estudo. Isso facilitará a escolha da resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

IMPERÍCIA é quando se comete falha grave por desconhecer as regras técnicas e científicas, por incapacidade ou por falta de habilidade.

A imprudência pressupõe uma ação que foi feita de forma precipitada e sem cautela. O agente toma sua atitude sem a cautela e zelo necessário que se esperava. Significa que sabe fazer a ação da forma correta, mas não toma o devido cuidado para que isso aconteça. O exemplo disso é o motorista devidamente habilitado que ultrapassa um sinal vermelho e, como consequência disso, provoca um acidente de trânsito.

Negligência, por outro lado, implica em o agente deixar de fazer algo que sabidamente deveria ter feito, dando causa ao resultado danoso. Significa agir com descuido, desatenção ou indiferença, sem tomar as devidas precauções. Um exemplo é o caso de uma babá que, vendo a criança brincar próximo a uma panela quente, não a afasta, vindo a criança a sofrer um acidente.

Já a imperícia consiste em o agente não saber praticar o ato. Ser imperito para uma determinada tarefa é realizá-la sem ter o conhecimento técnico, teórico ou prático necessário para isso. Um exemplo é o médico clínico geral que pratica cirurgia plástica sem ter o conhecimento necessário, fazendo com que o paciente fique com algum tipo de deformação.

Assim, na imperícia e na imprudência o agente tem uma atitude comissiva, ou seja, de ação. Ele faz alguma coisa. Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.

Fonte: https://direitodiario.com.br/imprudencia-negligencia-e-impericia-qual-diferenca/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo