Os atendimentos ambulatoriais, por hora, podem receber pacie...
Os atendimentos ambulatoriais, por hora, podem receber pacientes que sofrem mordeduras, ou picadas de animais, podendo estar politraumatizados. A displicência por parte dos médicos ao manejo destes pacientes, condiciona a maiores complicações, tais como insuficiência renal aguda, arritmias cardíacas e respiratórias, distúrbios de coagulação, infecções graves e morte.
Em alguns casos, fruto de brigas e discussões. O ambulatório poderá receber vítimas de mordeduras humanas com riscos de cirurgias de emergência. Assinale a alternativa que indique um procedimento que não compõe 8 um atendimento correto para estes casos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- A) Durante a limpeza as feridas devem ser limpas e irrigadas com quantidade generosa de soro fisiológico a 0,9%. Correto. A limpeza e irrigação com soro fisiológico são essenciais para remover o máximo de contaminantes e reduzir o risco de infecção.
- B) O debridamento, quando necessário, deve ser feito, cuidadosamente, para evitar agravar o ferimento e atrasar a cicatrização. O material debridado não deve ser enviado para cultura. Incorreto. O material debridado deve ser enviado para cultura para identificar os microrganismos presentes e orientar o tratamento antibiótico adequado.
- C) Recomenda-se um curativo oclusivo. Após 1 semana, pode-se avivar as bordas da ferida e suturar. Correto. O curativo oclusivo protege a ferida e facilita a cicatrização. A sutura após uma semana, se necessário, pode ser realizada para promover a melhor cicatrização.
- D) Um dos antibióticos recomendados é a ceftriaxona 1 g de 24/24h e metronidazol 500 mg 8/8h. Correto. A ceftriaxona e o metronidazol são antibióticos de amplo espectro que podem ser utilizados no tratamento de infecções por mordeduras e picadas de animais.
Portanto, a alternativa que indica um procedimento que NÃO compõe um atendimento correto é a B).
Lembre-se: O tratamento de mordeduras e picadas de animais é complexo e deve ser realizado por um profissional médico. A automedicação é perigosa e pode agravar a situação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo