Uma sociedade empresária, que trabalha com a revenda de mer...
Uma sociedade empresária, que trabalha com a revenda de mercadorias, está localizada em um país onde a inflação é de 30% ao ano.
Em 01/01/X1, seu estoque, que era avaliado pelo método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), passou a ser avaliado pelo custo médio ponderado móvel.
Ao refazer suas demonstrações contábeis referentes ao ano de X0 pelo método do Custo Médio, em comparação ao método PEPS, e considerando que o custo de compra do produto segue a inflação do país, foi constatado que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em contexto inflacionário, temos o seguinte:
- Lucro Bruto: PEPS > Custo Médio > UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai)
- CMV: PEPS < Custo Médio < UEPS
Assim, ao passar do método PEPS para Custo Médio, o Lucro Bruto será menor (alternativas A e B incorretas) e o CMV será maior (alternativa D incorreta). A receita de vendas não é afetada (alternativa C incorreta), porque os métodos de inventário dizem respeito à despesa e ao ativo, não à receita. Como o Lucro Bruto e Líquido Antes do Imposto de Renda são menores, também o são a despesa com IRPJ e CSLL (alternativa E correta).
GABARITO: E
Achei o tempo verbal das alternativas confuso.
O 'era' nas respostas dá a entender que era antes de serem alteradas. Marquei a D, pois o o 'custo das mercadorias vendidas era menor', no método antigo (PEPS).
A resposta deveria ter o tempo verbal 'é'. Não sei se mais alguém entendeu assim...
Na primeira leitura, interpretei dessa maneira também. Mas, como é FGV, tem que ler, reler e treler (rs).
Quando a questão fala em refazer as DC aí, estamos falando em comparação de método. A inflação faz com que as compras de reposição de estoque tenham sempre valores nominais maiores que os anteriores.
Com isso, o raciocínio de que o CMV "recalculado" pela média é MAIOR que o PEPS apurado originalmente é o que vence a questão.
Questão mal formulada. Pois se era, é porquê se trata do PEPS, não da média ponderada. Com isso com certeza a resposta teria que ser a letra D. Mas essa banca é uma palhaçada só.
A banca manteve o gabarito E.
https://conhecimento.fgv.br/concursos/sefazam22
INFLAÇÃO
→ -1 < 0 < 1
EF ➡️UEPS < MP < PEPS
LUCRO ➡️UEPS < MP < PEPS
CMV ➡️PEPS < MP < UEPS
DEFLAÇÃO
→ -1 < 0 < 1
EF ➡️PEPS < MP < UEPS
LUCRO ➡️PEPS < MP < UEPS
CMV ➡️UEPS < MP < PEPS
A) o lucro bruto era maior.
- FALSO, pois o lucro pela MP será menor que o PEPS. LUCRO ➡️UEPS < MP < PEPS
B) o lucro líquido era maior.
- FALSO, pois o lucro pelo MP será menor que o PEPS. LUCRO ➡️UEPS < MP < PEPS
C) a receita de vendas era maior.
- FALSO. Não se aplica.
D) o custo das mercadorias vendidas era menor.
- CERTO. Se o custo pelo MP é maior que o PEPS, então a alteração de PEPS para MP gera um aumento do custo, logo o custo das mercadorias vendidas pelo PEPS era menor que o atual MP → CMV ➡️PEPS < MP < UEPS
E) a despesa com imposto sobre a renda e com contribuição social era menor.
- Se havia lucro maximizado pelo custo PEPS e como lucro foi diminuído ao ser refeita pelo Custo MP, então agora, no MP, temos uma diminuição do lucro. Logo, antes, pelo PEPS, tínhamos uma maior despesa com IR e CS.
Pra mim, o gabarito é a letra D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo