Assinale a única alternativa em que as regras de concordânc...
Texto
Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos.
Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia. Esse conceito está explícito e explicado no primeiro artigo da Constituição Federal de 1988. Está na Carta Magna: “Todo o poder emana do povo (isso significa que vivemos em uma República), que o exerce por meio de representantes eleitos (esses são os termos de uma democracia indireta, por meio das eleições de vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidentes) ou diretamente, nos termos desta Constituição (este trecho estabelece que, no Brasil, também funciona a democracia direta, em que o povo é o responsável direto pela tomada de decisões)”.
Conceitos
Para entender o conceito, é necessário compreender o que significa “democrático”, segundo o professor e mestre em direito constitucional Edgard Leite. Ele explica que essa palavra por si só concentra todo o significado da expressão. É justamente por isso que um Estado de Direito é totalmente diferente do Estado Democrático de Direito.
“Resumidamente, no Estado Democrático de Direito, as leis são criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana”, afirmou Leite.
Já o Estado de Direito é pautado por leis criadas e cumpridas pelo próprio Estado. Um exemplo, segundo o professor, é o Código Penal Brasileiro, um decreto-lei de 1940.
“Isso ocorre em uma ditadura militar, por exemplo, quando o governante dispõe de instrumentos como o decreto-lei, por meio do qual ele governa ainda que sem a aprovação do Congresso Nacional.”
Origem do conceito
A ideia de democracia surgiu na Grécia antiga junto ao conceito de cidadão ativo. “Foi quando surgiu a democracia direta. O cidadão ativo ateniense era aquele que poderia exercer poderes políticos. Naquela época, eram apenas homens livres com posses, que se reuniam em praça pública e decidiam os rumos da cidade-estado”, explicou o especialista.
(Disponível em:<http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanhe-planalto/noticias/2018/10/entenda-o-que-e-o-estado-democratico-de-direito>
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
A) E assim foram sendo definidos os direitos das pessoas, concebidos primeiramente como direitos individuais.
B) Um posterior avanço ocorrido, de grande importância, gradativamente culminariam com o reconhecimento, a definição e a busca de implantação dos direitos sociais ? o avanço culminou (=sujeito simples no singular).
C) Com a ampliação das reservas florestais, das explorações agrícolas e da mineração em decorrência da incorporação de territórios coloniais, configuram-se a Revolução Industrial ? voz passiva sintética, o sujeito paciente está no singular (=configura-se a Revolução Industrial/a Revolução Industrial é configurada).
D) Assim foram incorporados aos objetivos do Estado o interesse de novo segmento social, a burguesia, ficando ainda muito distante o atendimento das aspirações e das necessidades básicas de grande parte da população ? a burguesia foi incorporada (=sujeito posposto ao verbo e no singular).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Regras básicas para o tipo de questão...
1) Localize o sujeito e faça a concordância com o verbo.
A) .
O q foi sendo definido?
Os direitos das pessoas foram sendo definidos.
B)
O q culminaria com o reconhecimento?
Um posterior avanço.
C)
Quando se tem um "se" ao lado de um VTD. = Partícula apassivadora= O objeto direto será transformado em sujeito.
exemplo: Vende-se carros (errado)
Vendem-se carros..
D)
o que foi incorporado aos objetivos do Estado?
O interesse de novo...
O que foi incorporado? " "O interesse de novo segumento social" - sujeito singular o correto seria "foi incorporado"
Nesta questão discordo do Arthur ao pontuar que o sujeito é "a burguesia", mas posso estar errado.
"A burguesia" é aposto?
Em 22/08/21 às 16:17, você respondeu a opção A.
Você acertou!Em 20/08/21 às 14:35, você respondeu a opção A.
Você acertou!Em 19/08/21 às 23:29, você respondeu a opção A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo