Em relação às características clínicas, curso da doença e su...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1993762 Psiquiatria
Em relação às características clínicas, curso da doença e subtipos do Transtorno de Pânico é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é o Transtorno de Pânico, que é um dos transtornos de ansiedade mais comuns e que requer uma compreensão específica de suas características clínicas, curso da doença e subtipos. Para resolver essa questão, o aluno precisa ter conhecimento sobre os sintomas típicos, padrões de ocorrência dos ataques de pânico, comorbidades comuns e diferenças nos subtipos de apresentação deste transtorno.

A alternativa correta é a A. Vamos entender por que essa é a resposta correta e por que as outras não são válidas.

A - ataques de pânico noturnos ocorrem em mais da metade dos pacientes com Transtorno de Pânico e surgem na fase do sono não-REM.

Esta afirmação é correta. Ataques de pânico noturnos, que ocorrem durante o sono, são de fato comuns entre os pacientes com Transtorno de Pânico. Eles geralmente acontecem durante o sono não-REM, que é uma fase do sono onde o corpo está relaxado mas a mente ainda não está totalmente desligada, possibilitando a ocorrência desses ataques.

B - o curso clínico do Transtorno de Pânico é frequentemente autolimitado, resolvendo-se com o tratamento adequado.

Esta alternativa é incorreta. Embora o tratamento adequado, como terapia e medicação, possa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, o Transtorno de Pânico não é geralmente considerado autolimitado. Sem tratamento, os sintomas podem persistir ou piorar.

C - por ser um transtorno amplamente conhecido e divulgado, é facilmente reconhecido e a maioria dos pacientes busca tratamento especializado psiquiátrico no início do quadro.

Esta afirmação é incorreta. Apesar de ser um transtorno amplamente conhecido, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para reconhecer os sintomas e muitas vezes demoram para buscar tratamento especializado. Questões de estigma e falta de informação podem atrasar o diagnóstico e o início do tratamento.

D - as comorbidades psiquiátricas são comuns em pacientes com Transtorno de Pânico, sendo a principal delas a Esquizofrenia.

Esta alternativa é incorreta. Embora as comorbidades sejam comuns, a principal comorbidade não é a Esquizofrenia. É mais comum o Transtorno de Pânico estar associado a outras condições de ansiedade ou depressão.

E - sensibilidade exacerbada ao oxigênio caracteriza o subtipo respiratório, que costuma apresentar melhor prognóstico.

Esta afirmação é incorreta. O subtipo respiratório refere-se a sintomas predominantes como dificuldade de respirar, mas não é caracterizado especificamente por uma sensibilidade ao oxigênio. Além disso, o prognóstico varia de paciente para paciente e não é necessariamente melhor para este subtipo.

Por meio desta análise, podemos ver que a alternativa A é a única que apresenta uma afirmação correta sobre o Transtorno de Pânico. Lembre-se sempre de revisar conceitos chave e exemplos práticos ao estudar para concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo