Em “Estamos no limiar de descobertas que revolucionarão o tr...
Na depressão, o existir é um fardo insuportável. “A tristeza é tanta que acordo pela manhã e não encontro razão para levantar; só saio da camaporque permanecer deitada pode ser pior”, queixou-se uma senhora depois do terceiro episódio da doença. “Na depressão, a vida fica por um triz”, observou ela.
Depressão é a tristeza quando não tem fim, quadro muito diferente do entristecer passageiro ligado aos fatos da vida. É uma doença potencialmente grave que interfere com o sono, com a vontade de comer, com a vida sexual, com o trabalho, e que está associada a altos índices de mortalidade por complicações clínicas ou suicídio. É a mais comum de todas as enfermidades psiquiátricas, acomete mais as mulheres e apresenta caráter recidivante: depois do primeiro episódio, a probabilidade de ocorrer outro é de 50%; depois do segundo, sobe para 75%; e, depois do terceiro, para pelo menos 90%.
Se é uma doença psiquiátrica, que alterações acontecem no cérebro das pessoas deprimidas?
Em edição especial, a revista Sciencetraz uma discussão sobre o conjunto de ideias mais aceito atualmente para explicar a depressão: a hipótese do estresse.
De fato, no estudo clínico conduzido em Atlanta, 45% dos adultos com quadros depressivos de pelomenos dois anos de duração haviam sido abusados, negligenciados ou sofrido perda dos pais na infância.
O conhecimento da arquitetura dos circuitos cerebrais envolvidos na depressão adquirido nos últimos dez anos provocou uma explosão de ensaios terapêuticos com drogas dotadas de mecanismos de ação muito diferentes das atuais. Estamos no limiar de descobertas que revolucionarão o tratamento dessa enfermidade tão debilitante.
(DrauzioVarella.Disponívelem:http://drauziovarella.com.br/drauzio/estresse-e-depressao/. Publicado em: 25/04/2011. Adaptado.)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
? Estamos no limiar de descobertas que revolucionarão o tratamento dessa enfermidade tão debilitante.
? O adjetivo em destaque significa aquilo que debilita, enfraquece, esgota alguém ou alguma coisa.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre sinônimos e quer saber por qual das palavras abaixo podemos substituir o termo em destaque em “Estamos no limiar de descobertas que revolucionarão o tratamento dessa enfermidade tão debilitante”. Vejamos:
.
Sinônimos são palavras que têm significados iguais ou semelhantes; são palavras que mantêm uma relação de significado entre si. Ex.: casa, moradia, lar. / Justo, certo, exato, reto, íntegro, imparcial.
.
Debilitante: que ou o que debilita ou enfraquece.
.
A) absurda.
Errado.
Absurdo: que é contrário à razão e ao bom senso; que não faz sentido; néscio.
.
B) esgotante.
Certo. Debilitante e esgotante são sinônimos.
Esgotante: que esgota ou resulta em esgotamento. Que faz perder as forças; fatigante, cansativo, extenuante.
.
C) comovente.
Errado.
Comovente: que comove ou enternece. Que causa emoção.
.
D) descomplicada.
Errado.
Descomplicado: que se descomplicou. De fácil compreensão. Que denota simplicidade.
.
Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 8 de julho de 2021.
.
Gabarito: Letra B
Gab: B
B) esgotante.
Certo. Debilitante e esgotante são sinônimos.
Esgotante: que esgota ou resulta em esgotamento. Que faz perder as forças; fatigante, cansativo, extenuante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo