A administração pública direta e indireta de qualquer dos Po...
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Além disso, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, seguindo o que determina a CF/88. Assinale a alternativa ERRADA, com relação a acumulação remunerada de cargos públicos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a acumulação remunerada de cargos públicos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, artigo 37, inciso XVI. Este artigo estabelece que, em regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas, mas existem algumas exceções, desde que haja compatibilidade de horários.
A alternativa A é a correta (ou seja, a errada conforme o enunciado), pois afirma que não é possível acumular um cargo de professor com um outro cargo técnico, o que não está correto. De acordo com a CF/88, é possível acumular um cargo de professor com outro técnico ou científico, desde que haja compatibilidade de horários.
Vamos analisar as outras alternativas:
B - Esta está correta. A proibição de acumular cargos realmente se estende a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, conforme o que determina a Constituição.
C - Esta alternativa também está correta. De fato, é permitido acumular dois cargos de professor, mesmo sendo um em âmbito municipal e outro estadual, desde que haja compatibilidade de horários.
D - Esta é uma alternativa correta. Não é permitida a acumulação de um cargo de agente administrativo com um cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, já que não se enquadra nas exceções previstas pela Constituição.
E - Esta alternativa está correta. A acumulação de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde é permitida, desde que as profissões sejam regulamentadas e haja compatibilidade de horários.
Em resumo, a alternativa A é a que apresenta uma informação incorreta sobre a possibilidade de acumulação de cargos públicos, sendo a errada solicitada na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
A alternativa **ERRADA** é:
**A) Pode ocorrer o acúmulo de dois cargos de professor, mas não de um cargo de professor junto com um outro cargo técnico.**
**Justificativa:**
A Constituição Federal de 1988 permite o acúmulo de dois cargos de professor **ou** de um cargo de professor com outro técnico ou científico, desde que haja compatibilidade de horários (art. 37, inciso XVI, da CF/88). Portanto, a alternativa A está incorreta ao afirmar que não é possível o acúmulo de um cargo de professor com outro técnico.
As demais alternativas estão corretas:
- A proibição de acumular cargos se estende a empregos e funções públicas (autarquias, fundações, empresas públicas, etc.).
- É permitido o acúmulo de dois cargos de professor, mesmo em diferentes esferas (municipal, estadual).
- Não pode ocorrer o acúmulo de cargo administrativo com cargo privativo de profissionais de saúde.
- Pode ocorrer o acúmulo de dois cargos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:
a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
Esquema de acumulação de cargo:
- Professor + Professor
- Professor + Técnico ou científico
- Saúde + saúde
- Magistrado (juiz) + Magistério (professor)
- Membro do MP + magistério
- advogado + professor
- Analista jud. +professor
- contador + professor
- Não tem "número ilimitado de cargos";
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo