Mulher de 75 anos é avaliada com quadro de febre e dispneia ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFV Órgão: UFV-MG Prova: UFV - 2022 - UFV-MG - Médico Clínico |
Q1932004 Medicina
Mulher de 75 anos é avaliada com quadro de febre e dispneia há dois dias, recebendo o diagnóstico de pneumonia. Não apresenta comorbidades ou internações recentes. Exame físico: FR=32 irpm; PA= 100/65 mmHg e desorientação têmporo-espacial.
A conduta adequada nesse caso é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a abordagem inicial de uma pneumonia adquirida na comunidade em uma paciente idosa, sem comorbidades, mas com sinais clínicos que indicam gravidade. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre o manejo de pneumonia, em especial o uso de critérios para decidir pela internação hospitalar e a escolha apropriada de antibióticos.

A alternativa correta é a Alternativa D: internação hospitalar e terapia com betalactâmico e macrolídeo.

Justificativa:

A paciente de 75 anos apresenta sinais de pneumonia com alguns fatores importantes que aumentam a gravidade do quadro: febre, dispneia intensa (FR=32 irpm), hipotensão (PA=100/65 mmHg), e desorientação têmporo-espacial. Estes sintomas indicam um risco aumentado de complicações, justificando a necessidade de internação hospitalar para monitoramento e tratamento adequado. Além disso, a terapia com betalactâmico e macrolídeo é recomendada em casos de pneumonia comunitária com necessidade de hospitalização devido à cobertura abrangente contra os agentes etiológicos comuns.

Análise das alternativas incorretas:

A - internação hospitalar e terapia com macrolídeo: Embora a internação esteja correta, o uso isolado de um macrolídeo pode não fornecer cobertura suficiente para os patógenos envolvidos em pneumonias mais graves, como o Streptococcus pneumoniae.

B - alta para o domicílio e terapia com betalactâmico: Dada a gravidade do quadro clínico, com sinais de instabilidade hemodinâmica e desorientação, a alta não é segura. O tratamento domiciliar não é adequado para essa paciente.

C - alta para o domicílio e terapia com fluoroquinolona: Similar à alternativa B, liberar a paciente para casa não é indicado devido à gravidade dos sinais clínicos. Além disso, o uso de fluoroquinolona deve ser reservado para casos com indicações específicas e não é a primeira escolha em quadros graves que requerem hospitalização.

Portanto, a abordagem correta é garantir que a paciente permaneça em ambiente hospitalar para tratamento e monitoramento, utilizando uma combinação de antibióticos eficazes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa D: internação hospitalar e terapia com betalactâmico e macrolídeo. Isso porque a paciente apresenta sinais de gravidade, como a dispneia e a desorientação têmporo-espacial, e a pneumonia é uma infecção que pode evoluir rapidamente em idosos, especialmente sem comorbidades associadas. Além disso, a terapia com betalactâmico e macrolídeo é a mais indicada para cobrir os agentes etiológicos mais comuns da pneumonia adquirida na comunidade em idosos. Portanto, essa é a conduta mais adequada para garantir o tratamento adequado e evitar complicações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo