A respeito da realização do teste do valor recuperável, assi...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se de conceitos trazidos pelo CPC 01 (R1): Impairment.
Segundo o item 8 do CPC 01, "O ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável.
- Valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.
- Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.
- Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.
- Valor justo líquido de despesa de venda é o montante a ser obtido pela venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa em transações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda"
Todavia, nos termos do item 19 do CPC 01, "Nem sempre é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Se qualquer um desses montantes exceder o valor contábil do ativo, este não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar o outro valor".
⇛ Resolução: assinale a opção que indica a situação em que não é necessário avaliar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo imobilizado.
Pelo o exposto no item 19, se o valor em uso do ativo é maior do que o valor contábil, não é necessário avaliar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo imobilizado.
Gabarito: Letra A.
CPC 01: Redução ao Valor Recuperável de Ativos
.
Mensuração do valor recuperável:
19- Nem sempre é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Se qualquer um desses montantes exceder o valor contábil do ativo, este não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar o outro valor.
item 19 do CPC 01, "Nem sempre é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Se qualquer um desses montantes exceder o valor contábil do ativo, este não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar o outro valor".
Bendito serás
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo