A forma verbal destacada em “Quero que pinte a casa hoje” fo...
Leia a tira para responder à questão.
(Dik Browne. Hagar. Folha de S. Paulo, 19 de julho de 2006)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Algum anjo pra me explicar essa??
Gab. B
O verbo "pinte" na frase "Quero que pinte a casa hoje." está no tempo verbal do presente do subjuntivo. O presente do subjuntivo é usado para expressar desejos, sugestões, pedidos, entre outros, e frequentemente aparece após verbos como "querer que," como é o caso dessa frase. Nesse contexto, o presente do subjuntivo indica uma ação que se deseja que ocorra no futuro.
A) ERRADO - O verbo "organize" na frase "Organize a sala, deixando cada coisa em seu devido lugar." está no imperativo, que é um modo verbal usado para dar comandos, fazer pedidos, ou expressar instruções diretamente. O imperativo não possui conjugação de tempo, pessoa ou número, pois é utilizado para expressar ações no presente e no futuro de forma direta e sem variações de acordo com a pessoa que realiza a ação.
B) CORRETO - O verbo "exista" na frase "Pode ser que exista um modo mais fácil de pintar essa parede." está no tempo verbal do presente do subjuntivo. O presente do subjuntivo é frequentemente usado em estruturas que expressam incerteza, possibilidade ou condição. Neste caso, a frase está indicando a possibilidade de que haja um modo mais fácil de pintar a parede, e, portanto, o presente do subjuntivo é adequado para essa situação.
C) ERRADO - O verbo "trabalhas" na frase "Sei que trabalhas muito na manutenção desta casa." está no presente do indicativo. O presente do indicativo é usado para indicar ações que ocorrem no presente ou para expressar fatos gerais e verdades universais. Nesse caso, o presente do indicativo indica uma ação presente, ou seja, que a pessoa trabalha atualmente na manutenção da casa.
D) ERRADO - O verbo "conserte" na frase "Antes de ir viajar, por favor, conserte o telhado da casa." está no imperativo. O imperativo é usado para dar ordens, fazer pedidos ou expressar comandos diretamente. Nesse caso, o verbo está na forma de segunda pessoa do singular no imperativo afirmativo, dirigido a alguém para que a ação de consertar o telhado seja realizada.
E) ERRADO - O verbo "arruma" na frase "Ele sempre arruma a cozinha antes de preparar as refeições." está no presente do indicativo. O presente do indicativo é usado para indicar ações que ocorrem no presente ou para expressar fatos gerais e verdades universais. Nesse caso, o verbo indica uma ação habitual que acontece regularmente no presente: arrumar a cozinha antes de preparar as refeições.
Compreendi a explicação do colega Cleimesson, contudo, no meu entendimento, a frase " Quero que pinte a casa hoje" está no imperativo, indicando uma ordem, um comando.
Veja a frase D: "Antes de ir viajar, por favor, conserte o telhado da casa." Essa frase indica uma ordem ou um pedido?? Quem pede algo, de forma educada, utiliza a expressão "por favor" antes. Contrariamente, uma ordem necessita disso.
Acho que é necessário analisar mais o contexto do verbo do que o verbo em si e capaz que nem assim acerte. Esse idioma, é, de fato, o pior de todos.
Questão que a banca quis pegar o candidato, mas conhecendo bem a Vunesp, dá para tirar uma conclusão lógica:
Se aparentemente a frase está no "imperativo" e 2 alternativas estão também no imperativo, não devemos marcar nenhuma delas, e sim partir para a interpretação das frases que estão no modo subjuntivo e não são imperativas, restando a uma única alternativa.
Portanto, letra B - única que não expressa o modo imperativo
A "pegadinha" da questão está no fato de que os verbos "organizar" e "consertar" terem a mesma conjugação no presente do subjuntivo e no imperativo.
No enunciado, temos a conjugação no presente do subjuntivo "Que você (ele) pinte". Então procuraremos outra alternativa no mesmo tempo verbal.
Já dá pra eliminar C e E de cara por estarem no presente do indicativo.
No entanto, A e D são conjugadas no imperativo, e para esses verbos tanto presente do subjuntivo quanto imperativo produzem o mesmo resultado no verbo:
Presente do Subjuntivo: Que você organize, que você conserte
Imperativo: (você) Organize; (você) Conserte
Para eliminar essas duas, temos que observar que no contexto, ambas as frases tratam-se de ordens e portanto estão no imperativo.
Por fim, só sobra a B, que está no presente do subjuntivo.
Questão difícil, mas coerente
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo