A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o autor

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250667 Português
Leia o texto para responder à questão.

        A memória dos que envelhecem (e que transmitem aos filhos, aos sobrinhos, aos netos, a lembrança dos pequenos fatos que tecem a vida de cada indivíduo e do grupo com que ele estabelece contatos, correlações, aproximações, antagonismos, afeições, repulsas e ódios) é o elemento básico na construção da tradição familiar. Esse folclore jorra e vai vivendo do contato do moço com o velho — porque só este sabe que existiu em determinada ocasião o indivíduo cujo conhecimento pessoal não valia nada, mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética. Só o velho sabe daquele vizinho de sua avó, há muita coisa mineral dos cemitérios, sem lembrança nos outros e sem rastro na terra — mas que ele pode suscitar de repente (como o mágico que abre a caixa dos mistérios) na cor dos bigodes, no corte do paletó, na morrinha do fumo, no ranger das botinas de elástico, no andar, no pigarro, no jeito — para o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos a lembrança que lhe chega, não como coisa morta, mas viva qual flor olorosa e colorida, límpida e nítida e flagrante como um fato presente.
         E com o evocado vem o mistério das associações trazendo a rua, as casas antigas, outros jardins, outros homens, fatos pretéritos, toda a camada da vida de que o vizinho era parte inseparável e que também renasce quando ele revive — porque um e outro são condições recíprocas. Costumes de avô, responsos de avó, receitas de comida, crenças, canções, superstições familiares duram e são passadas adiante nas palestras de depois do jantar; nas das tardes de calor, nas varandas que escurecem; nas dos dias de batizado, de casamento, de velório.

(Pedro Nava. Baú de Ossos. São Paulo: Cia das Letras, 2012)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o autor
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Misericórdia, que texto horrível!!!

Sério? Jurava que era C

GABARITO E

Você precisa achar a reescritura no texto (sublinhei para ficar mais fácil).

ALTERNATIVA E) enxerga na evocação de certos fatos do passado algo de poético que pode ser mantido como tradição viva nas gerações vindouras.

TRECHO DO TEXTO: esse folclore jorra e vai vivendo do contrato do moço com o velho — porque só este sabe que existiu em determinada ocasião o indivíduo cujo conhecimento pessoal não valia nada, mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética.

A "C" está errada pq a opção diz que "defende a transmissão das memórias dos mais velhos aos mais novos como modo de construção de CONHECIMENTO PRÁTICO SOBRE O MUNDO", mas o texto diz que a transmissão das memórias dos mais velhos aos mais novos "é o elemento básico na construção da TRADIÇÃO FAMILIAR"

[..] para o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos a lembrança que lhe chega, não como coisa morta, mas viva qual flor olorosa e colorida, límpida e nítida e flagrante como um fato presente. [...]

ALTERNATIVA E !!!!

Que texto horrível de entender, O TEXTO QUER DIZER O SEGUINTE:

Isso fala sobre como as lembranças das pessoas mais velhas são super importantes para a família. Elas contam histórias pequenas, mas importantes, sobre a vida delas e das pessoas com quem conviveram. Essas histórias são como uma tradição, uma cultura que passa de geração em geração. É como se os mais velhos tivessem um baú cheio de histórias que só eles conhecem. E quando contam essas histórias, é como se trouxessem de volta à vida pessoas que já se foram, mas que são importantes para a história da família. As lembranças trazem de volta não só as pessoas, mas também os lugares, as casas antigas, as tradições, as comidas, as músicas e até mesmo as superstições da família. Essas histórias são contadas em momentos especiais, como depois do jantar, em tardes tranquilas ou em eventos importantes da família, como batizados, casamentos e funerais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo