Assinale a alternativa que apresenta informação correta a r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250669 Português
Leia o texto para responder à questão.

        A memória dos que envelhecem (e que transmitem aos filhos, aos sobrinhos, aos netos, a lembrança dos pequenos fatos que tecem a vida de cada indivíduo e do grupo com que ele estabelece contatos, correlações, aproximações, antagonismos, afeições, repulsas e ódios) é o elemento básico na construção da tradição familiar. Esse folclore jorra e vai vivendo do contato do moço com o velho — porque só este sabe que existiu em determinada ocasião o indivíduo cujo conhecimento pessoal não valia nada, mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética. Só o velho sabe daquele vizinho de sua avó, há muita coisa mineral dos cemitérios, sem lembrança nos outros e sem rastro na terra — mas que ele pode suscitar de repente (como o mágico que abre a caixa dos mistérios) na cor dos bigodes, no corte do paletó, na morrinha do fumo, no ranger das botinas de elástico, no andar, no pigarro, no jeito — para o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos a lembrança que lhe chega, não como coisa morta, mas viva qual flor olorosa e colorida, límpida e nítida e flagrante como um fato presente.
         E com o evocado vem o mistério das associações trazendo a rua, as casas antigas, outros jardins, outros homens, fatos pretéritos, toda a camada da vida de que o vizinho era parte inseparável e que também renasce quando ele revive — porque um e outro são condições recíprocas. Costumes de avô, responsos de avó, receitas de comida, crenças, canções, superstições familiares duram e são passadas adiante nas palestras de depois do jantar; nas das tardes de calor, nas varandas que escurecem; nas dos dias de batizado, de casamento, de velório.

(Pedro Nava. Baú de Ossos. São Paulo: Cia das Letras, 2012)
Assinale a alternativa que apresenta informação correta a respeito dos elementos linguísticos do trecho.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em elementos de coesão textual. Vejamos:


O candidato deve assinalar a alternativa que apresenta informação correta a respeito dos elementos linguísticos do trecho.


A) Incorreta.


Em “... toda a camada da vida de que o vizinho era parte inseparável..." (2º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída por “onde o vizinho participava inseparavelmente".



A expressão não se refere a “toda a camada de vida" que não é uma referência de lugar, e “onde" apenas se pode referir a lugar.


B) Incorreta.


Em “... superstições familiares duram e são passadas adiante nas palestras de depois do jantar; nas das tardes de calor" (2º parágrafo), a expressão “superstições familiares" está implícita no trecho destacado. 


O trecho implícito é “paletras de depois do jantar".



Palestras de depois do jantar nas tardes de calor,  nas varandas que escurecem; nas dos dias de batizado, de casamento, de velório.


C) Correta.


Em “... para o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos..." (1º parágrafo), o termo em destaque pode ser substituído por “o qual".


O pronome relativo “que" que não varia em gênero está retomando “menino", pois o menino está escutando e vai prolongar…


Esse pronome relativo pode ser alterado por sua forma que varia em gênero “a qual" e “o qual", como retoma masculino é “o qual".



D) Incorreta.


Em “... mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética" (1º parágrafo), os termos destacados se referem à expressão “contato do moço com o velho". 


Esse folclore jorra e vai vivendo do contato do moço com o velho — porque só este sabe que existiu em determinada ocasião o indivíduo cujo conhecimento pessoal não valia nada, mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética. 



A expressão “cuja evocação" retoma “o conhecimento pessoal", pois essa é a evocação.


E) Incorreta.


Em “... pequenos fatos que tecem a vida de cada indivíduo e do grupo com que ele estabelece contatos..." (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída por “cujos contatos ele estabelece".



O pronome relativo “que" está fazendo coesão textual com “grupo", não com contratos. 



Gabarito: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C - Pronome relativo

"para o menino o qual está escutando..."

O conteúdo do texto em si é simples, não está explicando nada complicado, mas devido a linguagem e ao estilo literário adotado a leitura não flui, e isso dificulta a compreensão e consequentemente a resolução da questão. Confesso que errei a resposta por dificuldade na interpretação do texto...

Questão difícil, texto não muito claro, reli várias vezes mas ainda fiquei em dúvida nas alternativas....

Questão difícil, texto não muito claro, reli várias vezes mas ainda fiquei em dúvida nas alternativas....

Fui no básico da subtituição dos pronomes relativos ( que = o qual, a qual, os quais e as quais)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo