Sobre as diferentes épocas da filosofia e sua relação com ed...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2003939 Filosofia
Sobre as diferentes épocas da filosofia e sua relação com educação, assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o pensador e seu pensamento que marcou sua época.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Essa questão aborda a relação entre diferentes pensadores ao longo da história da filosofia e suas contribuições à educação. É necessário ter um conhecimento básico sobre as ideias centrais desses filósofos e suas épocas para responder corretamente.

Alternativa C: Esta é a alternativa correta. No século XX, filósofos como Antônio Gramsci defenderam que os intelectuais deveriam ser agentes de mudança social. Gramsci, em particular, destacou a importância da educação na formação de uma consciência crítica e a promoção de uma conexão mais estreita entre escola e trabalho, além de integrar teoria e prática.

Alternativa A: Está incorreta. René Descartes é mais conhecido por suas contribuições à filosofia e à matemática, especialmente o racionalismo, e não por um método empírico ou foco exclusivo em educação.

Alternativa B: Está incorreta. O método da maiêutica de Sócrates não tinha como objetivo transmitir conhecimento, mas sim ajudar o aluno a descobrir a verdade por si mesmo, através de questionamentos e reflexões.

Alternativa D: Está incorreta. Na sua cidade ideal, Platão defendia uma educação controlada pelo Estado, em vez de ser responsabilidade exclusiva da família, promovendo uma formação comum para todos os cidadãos.

Alternativa E: Está incorreta. Na obra "Emílio" de Rousseau, a educação é centrada na criança e busca respeitar seu desenvolvimento natural, e não coloca o mestre como o centro do processo educativo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza.

Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.

O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase "", um oráculo universal dado pelo deus Apolo na . Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se auto analisar e reconhecer sua própria ignorância.

"Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo. Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.

Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível. Essa realidade é ilusória, enganosa e inferior, levando o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que não correspondem às essências."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo