Em relação à Demonstração dos Fluxos de Caixa, assinale a op...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se do levantamento do Fluxo de Caixa Operacional (FCO).
➤ Resolução: assinale a opção correta.
A- Incorreto- A definição não se refere à atividade de financiamento, mas à atividade operacional.
B- Incorreto- A definição não se refere à atividade de investimento, mas à atividade de financiamento.
C- Correto- A definição traduz a classificação em equivalentes de caixa.
D- Incorreto- A definição não se refere a equivalentes de caixa, mas à atividade de investimento.
E- Incorreto- Não é da data de fechamento, mas da data da ocorrência do fluxo de caixa. Segundo o item 25 do CPC 03, "Os fluxos de caixa advindos de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade pela aplicação, ao montante em moeda estrangeira, das taxas de câmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira observadas na data da ocorrência do fluxo de caixa".
Gabarito: Letra C.
A
As atividades de financiamento são as principais atividades geradoras de receita da entidade.
ERRADO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES GERADORAS DE RECEITAS SÃO AS OPERACIONAIS
B
As atividades de investimento são as que resultam em mudanças no tamanho, na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
ERRADO SÃO AS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO QUE RESULTAM EM MUDANÇA DE TAMANHO DO CAPITAL
C
Os equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa, e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. CERTO.
D
Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e para a realização de investimentos.
ESSE NÃO É O CONCEITO DE EQUIVALENTE DE CAIXA, NA VERDADE SÃO ATIVOS COM RISCOS INSIGNIFICANTES, COM LIQUIDEZ DE ATÉ TRÊS MESES.
E
Os fluxos de caixa advindos de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade pela aplicação, das taxas de câmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira na data de fechamento das demonstrações contábeis.
Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas cambiais sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de reconciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período. Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento
CPC 03
25. Os fluxos de caixa advindos de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade pela aplicação, ao montante em moeda estrangeira, das taxas de câmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira observadas na data da ocorrência do fluxo de caixa.
26. Os fluxos de caixa de controlada no exterior devem ser convertidos pela aplicação das taxas de câmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira observadas na data da ocorrência dos fluxos de caixa.
28. Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo