Deputados apoiadores da Operação Lava Jato intensificaram os...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836549 Atualidades
Deputados apoiadores da Operação Lava Jato intensificaram os esforços para tentar aprovar mudanças na lei após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser solto, no último dia 8. A libertação ocorreu porque o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que condenados em segunda instância não podem começar a cumprir suas penas antes que se esgotem todos os recursos. Para aprovar o texto na CCJ, o governo teve de acatar alterações na proposta original. A PEC (proposta de emenda à constituição) inicialmente mexia no inciso 57 do artigo 5° da Constituição, que diz que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória — no entendimento de hoje, até que acabem todas as possibilidades de recurso e que a sentença se torne definitiva. (Folha de São Paulo. https://bitlybr.com/KeqHEhg. Publicado em 20.11.2020. Adaptado) O texto se refere à PEC que tem como objetivo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Políticas públicas que afetam a vida de toda a sociedade e possuem potencial para produzir grandes mudanças econômicas, políticas e sociais devem ser acompanhadas com atenção no noticiário já que constantemente são abordadas em provas. Sobre o objetivo da proposta de emenda constitucional citada no texto buscamos a alternativa correta.


A) A regra atual já é bem próxima disso, obviamente com situações específicas onde o indivíduo aguarda o resultado de seus recursos preso.

B)  Segundo a regra atual apenas quando ocorre o chamado trânsito em julgado, que significa que todas as instâncias de recurso já condenaram o réu é que este deve ser preso e cumprir  sua pena.  A proposta da referida PEC é abolir este recurso e legalizar a prisão a partir da segunda instância. 

C) O objetivo é justamente reduzir as possibilidades de recurso em liberdade e não o contrário.

D) O STF já modificou este entendimento.

E) O objetivo é restringir as opções de condenados em instâncias inferiores de responder em liberdade. 


GABARITO DO PROFESOR: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B - dá para resolver pela lógica... PEC = alteração constitucional

Essa foi dada.

GABARITO -B

Tramitam no Congresso três projetos para viabilizar a prisão após condenação em segunda instância: uma PEC no Senado (PEC 5/2019), uma PEC na Câmara (PEC 199/2019) e um projeto de lei do Senado (PLS 166/2018).

A proposta de Emenda à Constituição (PEC 199/19) que prevê o cumprimento de pena após condenação em segunda instância deve enfrentar dificuldades para ser aprovada pelo Congresso.

Segundo o relator da proposta, deputado Fábio Trad (PSD-MS), há resistências tanto por parte de partidos de oposição quanto de aliados do governo. Por isso, foi preciso incluir, no substitutivo ao projeto original, que a mudança só valha para novos processos e que a ampliação para a esfera não penal fique para um segundo momento.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Vale tudo pra pegar o Lula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo