Uma entidade comercial incide em tributos sobre as vendas ao...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846152 Contabilidade Geral
Uma entidade comercial incide em tributos sobre as vendas ao realizar as suas operações. Na Demonstração do Valor Adicionado, os valores destes tributos devem ser contabilizados em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a receita de venda de mercadorias, produtos e serviços inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas.


Do exposto, vamos responder a questão.




A) Certo. As receitas de vendas de mercadorias. 

B) Errado. Os insumos adquiridos de terceiros incluem os custos das mercadorias vendidas, energia, materiais, depreciação e outras despesas adquiridas de terceiros. 

C) Errado. O valor adicionado recebido em transferência incluem basicamente as receitas financeiras e o resultado da equivalência patrimonial. 

D) Errado. A distribuição da riqueza-impostos, taxas e contribuições abarcam os valores relativos ao IR, CSLL, INSS, COFINS e outros tributos.


E) Errado. A distribuição da riqueza-remuneração de capitais de terceiros são os valores pagos aos financiadores externos de capital.





Resposta: A

Fonte: CPC 09.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se da composição da riqueza conforme o CPC 09.

Segundo o CPC 09, "Venda de mercadorias, produtos e serviços - inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas".

 Resolução: os valores destes tributos devem ser contabilizados em receitas de vendas de mercadorias, enquanto, segundo o CPC 09, "Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado".

Gabarito: Letra A.

Segundo o CPC 09, venda de mercadorias, produtos e serviços – inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na DRE tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas. Letra A.

Grande parte das pessoas erraram essa questão por vincular o valor dos tributos incidente nas vendas a segunda parte da DVA, que é a distribuição da riqueza ao governo. Mas a grande jogada foi perceber que o que vai para o governo não é simplesmente o tributo sobre as vendas, mas o resultado do confronto entre as entradas e saídas. Como exemplos temos o ICMS e IPI (valor recolhimento: entradas - saídas)

Receitas

  • Vendas de mercadorias, produtos e serviços --> inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas.

Insumos adquiridos de terceiros

  • Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos --> devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não

Distribuição de riqueza

  • Impostos, taxas e contribuições --> valores relativos ao IR, CSLL, contribuições aos INSS (incluídos aqui os valores do Seguro de Acidentes do Trabalho) que sejam ônus do empregador e demais impostos e contribuições a que a empresa esteja sujeita.*

  • * Para os impostos compensáveis, tais como ICMS, IPI, PIS e COFINS, devem ser considerados apenas os valores devidos ou já recolhidos, e representam a diferença entre os impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e os respectivos valores incidentes sobre os itens considerados como “insumos adquiridos de terceiros”.

Dessa forma:

ICMS incidente nas vendas --> estará incluso no valor das receitas de vendas na DVA

ICMS incidente nas compras --> estará incluso no valor do custo na DVA

A diferença entre o valor do ICMS incidente na venda e na compra --> será reconhecido na distribuição de riqueza.

Gabarito: letra A

A dois erros na questão.

  1. o termo "destes é cataforico, então não esta fazendo referência aos tributos sobre vendas (termo anaforico) prejudicando a interpretação do quesito.
  2. O enunciado não é claro quanto a se referir ao tributos apenas sobre vendas, gerando dubiedade na interpretação, por isso alto indice de pessoas marcando alternativa D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo