No que toca ao Transtorno Esquizoafetivo, é correto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26341 Psiquiatria
No que toca ao Transtorno Esquizoafetivo, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o tema central da questão, que é o Transtorno Esquizoafetivo. Para resolvê-la, é preciso compreender como esse transtorno é abordado em critérios diagnósticos, principalmente segundo o DSM-IV-TR, que é um manual importante na psiquiatria para definição de transtornos mentais.

A alternativa correta é a Alternativa A.

Justificativa para a Alternativa A: No Transtorno Esquizoafetivo, o diagnóstico preliminar pode, de fato, ser utilizado na prática clínica quando o médico está incerto sobre o diagnóstico definitivo. Isso ocorre porque esse transtorno é uma mistura de sintomas de esquizofrenia e de transtornos de humor, o que pode causar uma certa ambiguidade na identificação precisa.

Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Essa alternativa sugere uma distribuição etária específica dos tipos depressivo e bipolar do transtorno, mas isso não é suportado consistentemente pela literatura científica. O tipo bipolar não é mais comum em pessoas mais velhas, como afirma a alternativa.

Alternativa C: Contrário ao que sugere essa alternativa, o DSM-IV-TR exige que os sintomas de humor ocorram ao longo de uma parte significativa da doença, mas não especifica que eles devam ocorrer na ausência de delírios ou alucinações.

Alternativa D: A duração e a coexistência dos sintomas maníacos e esquizofrênicos não satisfazem os critérios de um transtorno esquizoafetivo, visto que os sintomas de humor devem ser proeminentes por uma parte significativa do curso total da doença.

Alternativa E: Embora a prevalência possa ser ligeiramente diferente entre homens e mulheres, a afirmação referente à idade de início e à semelhança com o Transtorno Bipolar para homens não é precisa nem consistentemente relatada nos estudos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F20 + F30)/2 = F25.

kkkkk que questão sem noção...

B- O tipo depressivo é mais comum em pessoas mais velhas e o bipolar em pessoas mais jovens

C- Segundo o DSM V, deve haver um período de 2 semanas ou mais de delírios ou alucinações sem que ocorra episódio de humor.

D- Deve haver o critério A de esquizofrenia + episódio de transtorno de humor.

E- A idade habitual é no começo da vida adulta, sendo a prevalência mais alta no episódio feminino, principalmente devido ao aumento na incidência do tipo depressivo;

Transtorno esquizoafetivo tipo bipolar ------ mais comum em adultos jovens

Transtorno esquizoafetivo tipo depressivo ------ mais comum em adultos mais velhos.

A prevalência do transtorno esquizoafetivo é de menos de 1% ao longo da vida, mas a estimativa pode ser imprecisa porque estudos diferentes divergem no critério diagnóstico sendo que, na prática clínica, o diagnóstico costuma ser atribuído aos pacientes de incerteza diagnóstica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo