Assinale a opção que indica a situação em que a receita mens...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Já no regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos na escrituração contábil unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.
Do exposto, vamos analisar as assertivas da questão.
A) Errado. Venda a prazo de passagem aérea para ser utilizada imediatamente
terá sua receita mensal contabilizada pelo regime de competência.
B) Certo. Venda de curso mensal de informática, cujo pagamento ocorre no último
dia útil do mês das aulas terá sua receita mensal contabilizada pelo regime de
competência e pelo regime de caixa.
C) Errado. Venda à vista de plano trimestral em uma academia terá sua receita mensal inicialmente contabilizada pelo regime de caixa.
D) Errado. Venda à vista de assinatura anual de revista terá sua receita mensal contabilizada pelo regime de caixa, em um primeiro momento.
E) Errado. Recebimento de dinheiro por encomenda de roupa que ficará pronta em dois meses terá sua receita mensal contabilizada pelo regime de caixa.
Resposta: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se da diferença entre regime de caixa e de competência.
Segundo o regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento, enquanto, no regime de caixa, a confrontação das receitas com as despesas deve ser realizada considerando as entradas e as saídas de caixa no período.
⟹ Resolução: Assinale a opção que indica a situação em que a receita mensal contabilizada pelo Regime de Competência e pelo Regime de Caixa é a mesma.
A- Incorreta- Venda a prazo de passagem aérea para ser utilizada imediatamente só afeta o regime de competência.
B- Correta- Venda de curso mensal de informática, cujo pagamento ocorre no último dia útil do mês das aulas, afeta tanto o regime de caixa como de competência dentro do mês na mesma data.
C- Incorreta- Venda à vista de plano trimestral em uma academia, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 3 meses é que impacta o regime de competência.
D- Incorreta- Venda à vista de assinatura anual de revista, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 12 meses é que impacta o regime de competência.
E- Incorreta- Recebimento de dinheiro por encomenda de roupa que ficará pronta em dois meses, inicialmente, só afeta o regime de caixa. Somente ao longo dos 2 meses é que impacta o regime de competência.
Gabarito: Letra B.
Alguém pode detalhar melhor essa questão? Pra mim com exceção da alternativa C as demais me parece que afetam os dois, queria entender melhor. :(
Corroborando..
Gabarito: Letra B - Venda de curso mensal de informática, cujo pagamento ocorre no último dia útil do mês das aulas. (Ocorre no mesmo mês)
-----------------------------------------------------------------------------------------------.
Regime de Competência
- Reconhece a receita quando ocorre a venda, com entrega da mercadoria ou prestação do serviço;
- Reconhece despesa quando incorrida, independentemente de ter sido paga ou não.
- Fato gerador
Regime de Caixa
- São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros.
Gabarito: Letra B.
Primeiramente, relembrando o que preconizam ambos os princípios:
- Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
- O Regime de caixa, por sua vez, apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.
Assim, no regime de competência, o fato gerador é "quem manda na parada". Sei que muita gente já está cansada das explicações acerca desse assunto, porém, pensando na galera que ainda não massificou a coisa, vamos exemplificar.
Imagine que você tenha uma empresa e resolva adiantar, em janeiro, o pagamento de um empregado por um serviço que ele só vai prestar em março. Pergunta: quando ocorrerá o fato gerador? Ora, em março. Pois esse será o mês que ocorrerá a afetiva prestação do serviço. Logo, no mês de março será contabilizada a receita. Por isso o princípio fala "independente do momento em que são realizadas". Porque o que importa é fato gerador, e não se entrou grana.
No regime de caixa é diferente. Pois a lógica é meio que: entrou grana? Então contabiliza. No exemplo anterior, a contabilização da receita seria em janeiro, pois foi o mês que entrou money.
Dado esse rodeio todo, agora fica mais tranquilo saber a situação em que a receita mensal contabilizada pelo Regime de Competência e pelo Regime de Caixa é a mesma.
Reparem a letra B.
Em síntese, o camarada usava o serviço (curso) e pagava ao final do mês. Nesse momento a receita é reconhecida, pois o fato gerador dela já ocorreu (uso do curso). Dessa forma, ao mesmo tempo que a receita é reconhecida pelo regime de competência, ela também será contabilizada pelo regime de caixa, pois entrou grana!
__
Equívocos, reportem.
Sigamos!
sintetizando: o fato gerador que enseja o reconhecimento pelo regime de competência se dá ao final do mês, quando o serviço mensal de informática é efetivamente prestado. Sendo o caixa da empresa afetado nesta mesma data, quando ocorre a entrada de valores para empresa. De outra sorte, se na questão dissesse que o pagamento fosse no início do mês, estaríamos diante de datas distintas entre os regimes de caixa e competência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo