De acordo com as ideias do texto Teoría general del derecho,...
estudar o problema da justiça ou da injustiça de uma norma jurídica pressupõe o exame de sua aptidão para o ideal do bem comum.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO
"O problema da justiça refere-se à correspondência, ou não, entre a norma e os valores supremos ou finais que inspiram determinado ordenamento jurídico. Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares."
vejam o que está no texto, linhas 3, 4 e 5: “Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares”.
GABARITO: ERRADO
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/pegadinhas-no-portugues-para-tecnico-stj/
A questão é clara em dizer: "Não importa comentar se existe um ideal de bem comum, idêntico para todos os tempos e para todos os lugares. Todo ordenamento jurídico persegue certos fins e esses representam os valores a cuja realização o legislador, mais ou menos conscientemente e adequadamente, dirige sua própria atividade. quando se considera que há valores absolutos, objetivamente evidentes, a pergunta acerca de se uma norma é justa ou injusta equivale a perguntar se esta é apta ou não a realizar aqueles valores. No caso de não se acreditar em valores absolutos, o problema da justiça ou injustiça de uma norma tem um sentido:equivale a perguntar se essa norma é apta ou não a realizar os valores históricos esse ordenamento jurídico, concreta e historicamente determinado". Ou seja, a questão a ser estudada, não é um ideal de bem comum, e sim os valores ou fins a que se perseguem.
"Não importa comentar se existe um ideal de bem comum..."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo