A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada p...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre hanseníase e identificar a alternativa correta, bem como explicar as alternativas incorretas.
Alternativa correta: B - Hanseníase tem cura e o tratamento é feito com antibióticos durante um determinado período de tempo.
Explicação: A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Apesar de ser uma doença milenar, atualmente existe tratamento eficaz para ela. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos, geralmente rifampicina, dapsona e clofazimina, administrados por um período que pode variar de 6 meses a 1 ano, dependendo da forma clínica da doença. Este tratamento, chamado de poliquimioterapia (PQT), é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - A hospitalização em locais apropriados é o melhor tratamento para o paciente portador de hanseníase pois lá ele tem condições de se recuperar mais rápido.
Explicação: Esta alternativa está incorreta porque, atualmente, a hospitalização não é necessária para a maioria dos casos de hanseníase. O tratamento é ambulatorial, permitindo que o paciente leve uma vida normal enquanto toma a medicação. Apenas em casos de complicações graves ou reações hansênicas mais severas pode ser necessária a hospitalização.
C - A família do paciente com hanseníase deve separar todos os utensílios de uso do doente, para não haver contaminação dos outros membros da família.
Explicação: Esta alternativa está incorreta, pois a hanseníase não é facilmente transmissível. Ela requer contato próximo e prolongado com uma pessoa não tratada. Uma vez iniciado o tratamento, a capacidade de transmissão da doença é rapidamente reduzida. A separação de utensílios não é uma prática recomendada ou necessária.
D - O paciente que faz tratamento para hanseníase deve comparecer pelo menos três vezes durante o mês na unidade de saúde para tomar a dose supervisionada.
Explicação: Esta alternativa está incorreta. O esquema de tratamento da hanseníase inclui doses supervisionadas, mas o paciente não precisa comparecer três vezes por mês. A frequência das doses supervisionadas pode variar, mas não é tão alta quanto indicado na questão. Normalmente, o acompanhamento é mensal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
INICIADO O TRATAMENTO DA HANSENIASE NAO SE TRANSMITE MAIS
A) A hospitalização em locais apropriados é o melhor tratamento para o paciente portador de hanseníase pois lá ele tem condições de se recuperar mais rápido. (Errado) Os pacientes devem ser tratados em regime ambulatorial.
B) Hanseníase tem cura e o tratamento é feito com antibióticos durante um determinado período de tempo. (Correta!) Nos serviços básicos de saúde, administra-se uma associação de medicamentos, a poliquimioterapia (PQT/OMS).
C) A família do paciente com hanseníase deve separar todos os utensílios de uso do doente, para não haver contaminação dos outros membros da família. (Errado). Antes da medicação (PQT) o controle da doença era feito por meio do isolamento compulsório, determinado pelas autoridades federais tentando evitar o contágio. Hoje isto não existe mais. porque o doente para de transmitir a hanseníase logo nas primeiras doses do tratamento.
D) O paciente que faz tratamento para hanseníase deve comparecer pelo menos três vezes durante o mês na unidade de saúde para tomar a dose supervisionada. (Errado) O tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde e pode durar de 6 a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês nas unidades de saúde do SUS.
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS - GUIA DE BOLSO 8a edição revista
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo