Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2007233 Português
Leia o texto que é um excerto do conto “Amor” de Clarice Lispector.

O mundo se tornara de novo um mal-estar. Vários anos ruíam, as gemas amarelas escorriam. Expulsa de seus próprios dias, parecia-lhe que as pessoas da rua eram periclitantes, que se mantinham por um mínimo equilíbrio à tona da escuridão – e por um momento a falta de sentido deixava-as tão livres que não sabiam para onde ir. Perceber uma ausência de lei foi tão súbito que Ana se agarrou ao banco da frente, como se pudesse cair do bonde, como se as coisas pudessem ser revertidas com a mesma calma com que não o eram.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a morfossintaxe do texto.
(  ) Na frase: “As gemas amarelas escorriam” um artigo e um adjetivo têm função sintática de adjunto adnominal. (  ) Nas três vezes em que a partícula “se” aparece na última frase do texto ela não exerce função sintática alguma, pois trata-se de partícula expletiva. (  ) O verbo “parecer” na terceira frase do texto tem sujeito oracional. (  ) A palavra “periclitantes” é adjetivo e exerce a função sintática de predicativo do sujeito. (  ) Nas duas primeiras vezes em que aparece no texto, a palavra “que” é pronome relativo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta certa letra E

  1. Na frase: “As gemas amarelas escorriam” um artigo e um adjetivo têm função sintática de adjunto adnominal. CORRETO - Ligam-se ao substantivo concreto.
  2. Nas três vezes em que a partícula “se” aparece na última frase do texto ela não exerce função sintática alguma, pois trata-se de partícula expletiva. FALSA (...) Ana se (Pronome reflexivo) agarrou ao banco da frente, como se (Conjunção comparativa) pudesse cair do bonde, como se (Conjunção comparativa) as coisas pudessem ser revertidas com a mesma calma com que não o eram.
  3. O verbo “parecer” na terceira frase do texto tem sujeito oracional. CORRETO -parecia-lhe- que as pessoas da rua eram periclitantes.
  4. A palavra “periclitantes” é adjetivo e exerce a função sintática de predicativo do sujeito. CORRETO as pessoas (SUJEITO) da rua eram periclitantes (ADJETIVO CARACTERIZANDO O SUJEITO).
  5. Nas duas primeiras vezes em que aparece no texto, a palavra “que” é pronome relativo. FALSA

"parecia-lhe que (Conjunção integrante) as pessoas da rua eram periclitantes, que (Pronome Relativo) se mantinham por um mínimo equilíbrio à tona da escuridão"

Correções, favor sinalizar!

Avante!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo