Na UML 2.0, há a possibilidade de se representar diagramas d...
Gabarito comentado
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Alternativa correta: E
Os diagramas de máquina de estados na UML 2.0 permitem a modelagem do comportamento de entidades ao longo do tempo, considerando os diferentes estados pelos quais passam e os eventos que provocam transições entre esses estados. Para solucionar questões como essa, é essencial entender as regras da UML para a construção de diagramas de máquina de estados.
Segundo as especificações da UML 2.0, um diagrama de máquina de estados deve seguir a regra de que existe apenas um estado inicial. Esse é o ponto de partida para que a máquina comece sua execução. A partir daí, a máquina pode transitar por vários estados conforme sua especificação e reagir a diferentes eventos, até eventualmente chegar a um estado final.
No que diz respeito aos estados finais, é possível e totalmente válido ter mais de um estado final em um diagrama. Isso reflete situações onde a máquina de estados pode concluir sua execução a partir de diferentes condições ou contextos, cada um representando um estado final específico. Portanto, a alternativa E está correta, pois afirma que há somente um único estado inicial, enquanto pode haver qualquer número de estados finais, refletindo com precisão a flexibilidade permite pela UML para representar comportamentos variados de sistemas ou componentes.
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Um diagrama de máquina de estados em UML, ilustra os eventos e os estados interessantes de um objeto e o comportamento de um objeto em resposta a um evento.
● Mostra todos os estados possíveis em que um objeto particular pode estar, e como o objeto muda de um estado para o outro.
● Deve ter 1 único estado inicial, pode ter vários resultados finais;
Resposta correta Letra (E)
Vamos pensar em um caso do estado de um processo (Pronto, Bloqueado, Espera). O processo entra, mas é possível dizer de antemão como ele sairá? Dificilmente, por quê? Vai depender do que acontece lá dentro. Pensando nisso, podemos entender melhor a questão.
>>Em frente e enfrente>>
O Diagrama de Máquina de Estados não mostra a interação entre objetos. Geralmente, ele mostra estados possíveis de um objeto específico. O que é um Estado? É a condição de um objeto em um determinado instante. O que é uma Transição? É a passagem de um estado para outro. O que é uma ação? É uma atividade que efetua a transição de estados. Esse permite representar o ciclo de vida de objetos e como eles são afetados por eventos como erros, mensagens e condições. Eles se iniciam com um único estado inicial, mas podem ter vários estados finais.
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