Consideradas como as intercorrências mais comuns na gestaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250700 Enfermagem
Consideradas como as intercorrências mais comuns na gestação, as síndromes hipertensivas representam a principal causa de morbimortalidade materna no mundo (MS, 2022). Para obtenção de valores fidedignos, a aferição da pressão arterial (PA) deve ser feita, preferencialmente, com a gestante______________ , e em mais de uma medida com intervalo de ______________, aplicando o aparelho com manguito de 13 cm no membro superior _____________, mantendo-o elevado, na altura do coração. A obtenção de pressão arterial sistólica _______________ e/ou diastólica ____________definem hipertensão arterial na gestação.

Assinale a alternativa que, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (2022), completa, correta e respectivamente, o texto apresentado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

“Para obtenção de valores fidedignos, a aferição da pressão arterial (PA) deve ser feita, preferencialmente, com a gestante sentada, e em mais de uma medida com intervalo de 4 a 6 horas, aplicando o aparelho com manguito de 13 cm no membro superior direito, mantendo-o elevado, na altura do coração. A obtenção de pressão arterial sistólica > 140 mmHg e/ou diastólica > 90 mmHg define hipertensão arterial na gestação."

A) Incorreta- A alternativa propõe de forma a complementar as lacunas do enunciado da questão: sentada … 30 a 60 minutos … esquerdo … > 130 mmHg … > 85 mmHg, estando incorreta, a alternativa não está de acordo ao preconizado pelo o Ministério da Saúde 

B)  Incorreta- A alternativa propõe de forma a complementar as lacunas do enunciado da questão: em decúbito lateral esquerdo … 1 a 2 horas … esquerdo … > 130 mmHg … > 90 mmHg,  estando incorreta, a alternativa não está de acordo ao preconizado pelo o Ministério da Saúde 

C) Correta -  É considerada hipertensão quando a pressão arterial sistólica (PAS) é > 140 mmHg e/ou a pressão arterial diastólica (PAD) > 90 mmHg, medidas em duas ocasiões com 4 horas de intervalo. Tal diagnóstico é mais difícil de ser realizado em mulheres hipertensas sem diagnóstico prévio, pela presença do descenso fisiológico da pressão arterial (PA), que ocorre na primeira metade da gestação.

D)  Incorreta- A alternativa propõe de forma a complementar as lacunas do enunciado da questão: em decúbito lateral esquerdo … 3 a 5 minutos … direito … > 130 mmHg … > 90 mmHg, estando incorreta, a alternativa não está de acordo ao preconizado pelo o Ministério da Saúde 

E)  Incorreta- A alternativa propõe de forma a complementar as lacunas do enunciado da questão: em decúbito lateral esquerdo … 3 a 5 minutos … direito … > 140 mmHg … > 90 mmHg, estando incorreta, a alternativa não está de acordo ao preconizado pelo o Ministério da Saúde 


Gabarito: Letra C

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010. 302 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)


FREIRE, C. M. V.; TEDOLDI, C. L.. 17. Hipertensão arterial na gestação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 93, n. 6, p. 159–165, dez. 2009.




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, que afirma que a maneira apropriada de aferir a pressão arterial de uma gestante é com ela sentada, com medições feitas a cada 4 a 6 horas. O aparelho deve ser aplicado com um manguito de 13 cm no membro superior direito, mantendo-o elevado na altura do coração. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a pressão arterial sistólica maior do que 140 mmHg e/ou diastólica maior do que 90 mmHg configuram hipertensão arterial na gestação. As demais alternativas estão incorretas, pois sugerem posições erradas para a gestante durante a medição, tempos de intervalo inadequados ou valores limites de pressão arterial que não são aceitos pela recomendação oficial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo