Na pancreatite, a colocalização dos zimogêneos com as hidro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091307 Medicina

Na pancreatite, a colocalização dos zimogêneos com as hidrolases lisossomais pode levar à ativação enzimática intrapancreática, ocorrendo um quadro agudo.


A resposta inflamatória intra-acinar, que se segue a essa ativação, poderia ser bloqueada com a utilização prévia de inibidores de

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser causada pela ativação intrapancreática de enzimas. Estas enzimas são produzidas como zimogêneos, ou seja, na forma inativa, e precisam ser ativadas para exercerem sua função. Quando esses zimogêneos se misturam com as hidrolases lisossomais, pode ocorrer uma ativação enzimática intrapancreática, levando a um quadro agudo. A resposta inflamatória que se segue pode ser bloqueada com a utilização prévia de inibidores de catepsina B, que é uma enzima responsável pela ativação dos zimogêneos. Portanto, a alternativa correta é a letra A. As outras opções, como FNT, interleucinas, leucotrienos e citocinas, não estão diretamente relacionadas à ativação dos zimogêneos no processo de pancreatite.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo