Considere os diferentes aspectos relacionados à amamentação/...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250701 Enfermagem
Considere os diferentes aspectos relacionados à amamentação/aleitamento materno e assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos.

A) Incorreta- A alternativa propõe que atualmente, frente a puérperas com teste Rt-PCR ou Elisa positivos para covid19, apenas as mulheres que possuem esquema vacinal completo para a doença devem ser aconselhadas a amamentar seus bebês, observadas as demais medidas de prevenção, estando incorreta, a recomendação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria é manter o aleitamento materno desde a sala de parto, no alojamento conjunto, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), enfim, em todos os setores da maternidade.

B) Correta - Os vírus das hepatites B e C são transmitidos pelo contato com sangue e secreções genitais.   O aleitamento materno não é contraindicado. Mãe soropositiva para HBsAg durante a gravidez determina a necessidade de a criança receber a primeira dose da vacina logo após o parto e imunoglobulina hiperimune da hepatite B (HBIG) na dose de 0,5 ml via intramuscular (IM) nas primeiras 12 horas de vida, aplicadas concomitantemente, mas em locais diferentes. A eficácia dessa conduta é de 95% e elimina o eventual risco de transmissão pelo leite materno.

C) Incorreta- A alternativa propõe que devido a hipotonia característica do recém-nascido com síndrome de Down, o aleitamento materno está contraindicado, recomendando-se que a criança seja alimentada com leite materno, recém ordenhado, em mamadeira, estando incorreta, o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar às crianças com síndrome de Down, da mesma forma que ocorre com os outros bebês.

D) Incorreta- A alternativa propõe que a puérpera vivendo com HIV, em uso de antiretrovirais há, pelo menos, 6 meses, deve ser orientada a amamentar seu bebê, estando incorreta, no Brasil a recomendação é de que mães HIV positivo não amamentem seus filhos.

E) Incorreta- A alternativa propõe que recém-nascidos portadores de fenda do palato não podem ser levados ao seio para amamentação, devendo ser alimentadas sentadas ou semissentadas, com leite materno oferecido em colherinha ou copinho, estando incorreta, bebês com uma pequena fenda no palato mole podem ser capazes de amamentar. Por outro lado, bebês com fenda palatina mais significativa provavelmente terão uma dificuldade considerável.


Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda as diferentes situações que podem ocorrer durante o período de amamentação e como elas devem ser tratadas. A resposta correta é a alternativa B, que afirma que, "mesmo que não tenham sido realizadas ações para a prevenção da transmissão vertical da hepatite B, o bebê pode ser amamentado desde o nascimento". Isso ocorre porque a amamentação não é uma via de transmissão para a hepatite B. Mesmo que a mãe seja portadora do vírus, o bebê pode ser amamentado desde que seja imunizado nas primeiras 12 horas de vida com a vacina contra hepatite B e imunoglobulina, o que previne a transmissão. As outras alternativas estão incorretas porque puérperas com COVID-19 podem amamentar independente de estarem vacinadas (A), crianças com Síndrome de Down podem ser amamentadas ao peito (C), mães com HIV não devem amamentar para evitar a transmissão do vírus (D), e bebês com fenda palatina podem ser amamentados, embora possam necessitar de adaptações (E).

Via de transmissão da hep B; sexual, parenteral e vertical.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo