Em relação à Estratégia de Fortificação Infantil com Micron...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250703 Enfermagem
Em relação à Estratégia de Fortificação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Em relação à Estratégia de Fortificação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), a alternativa correta é a D. Isso porque o NutriSUS é um programa voltado à suplementação de micronutrientes essenciais para crianças, visando prevenir deficiências nutricionais. Conforme o protocolo desse programa, a criança que recebe suplementação pelo NutriSUS não deve receber outro suplemento de ferro, como o sulfato ferroso, e não necessita receber a megadose de vitamina A. Isso se deve para evitar a sobrecarga de ferro e vitamina A, que podem causar efeitos adversos.

Vamos agora analisar as outras alternativas:

Alternativa A: "Deve contemplar todas as crianças de 6 a 24 meses de idade acompanhadas na atenção primária à saúde (APS)." Esta afirmação está incorreta porque o NutriSUS é destinado a crianças de 6 a 48 meses de idade, e não apenas até 24 meses. Portanto, a faixa etária está limitada de forma incorreta.

Alternativa B: "As primeiras orientações sobre a suplementação e a dispensação inicial dos sachês de micronutrientes (NutriSUS) devem ser realizadas em consulta com o nutricionista membro da equipe do Nasf que atende as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo território onde a criança reside." Este item está incorreto. Na prática, a orientação e dispensação podem ser realizadas por profissionais de saúde, não necessariamente restritos a um nutricionista do Nasf.

Alternativa C: "Ao realizar a consulta de enfermagem de puericultura, o enfermeiro deve enfatizar à mãe/cuidador da criança incluída no programa, que os sachês devem ser ofertados três vezes por semana, junto com as refeições." Esta alternativa é enganosa, pois a recomendação correta é que os sachês sejam oferecidos diariamente, e não apenas três vezes por semana.

Alternativa E: "O enfermeiro deve orientar a mãe/cuidador da criança que o conteúdo em pó do sachê deve ser oferecido diluído completamente em líquidos como água, leite ou sucos." Esta alternativa está incorreta. O correto é que o pó seja misturado a alimentos semilíquidos ou sólidos, como papas ou refeições principais, para garantir melhor absorção dos nutrientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque o NutriSUS é um programa que fornece sachês de micronutrientes em pó, incluindo ferro, para adição em alimentos de crianças entre 6 e 24 meses. Portanto, quando uma criança está recebendo este suplemento, ela não precisa receber outro suplemento de ferro, como o sulfato ferroso, pois pode levar a um excesso de ferro, o que pode ser prejudicial. Além disso, a criança também não precisa receber a megadose de vitamina A, que é geralmente oferecida em situações de carência dessa vitamina, pois o NutriSUS já é composto por essa vitamina. As outras alternativas estão incorretas porque o NutriSUS não precisa ser oferecido a todas as crianças acompanhadas na APS (A), não só os nutricionistas podem fornecer as primeiras orientações sobre o programa (B), os sachês não precisam ser oferecidos três vezes por semana (C) e o conteúdo do sachê não deve ser diluído em líquidos (E).

Gabarito: D

Sobre o assunto: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nutrisus_estrategia_fortificacao_alimentacao_infantil.pdf

No gabarito que foi disponibilizado pela Vunesp a resposta certa pela banca é a letra C, prova versão 3.

Público: Crianças com idade entre 6 e 48 meses

Período de administração: 60 sachês durante 60 dias (uso contínuo de 1 sachê/dia)

Frequência de uso: 1 sachê diário

Pausa na administração: 3 a 4 meses sem administração

Posologia: 1 sachê por dia (de segunda a sexta-feira) em uma das refeições da criança (até finalizar o ciclo de 60 sachês) . Deverá ser adicionado na alimentação pronta servida à criança podendo ser no arroz com feijão e papas/ purês. Não deve ser misturado em líquidos e em alimentos duros

Avante sempre, galera!

"Esclarecer que crianças que recebem megadoses de vitamina A na atenção básica podem fazer uso concomitante dos sachês com múltiplos micronutrientes nas creches" https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nutrisus_estrategia_fortificacao_alimentacao_infantil.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo