O enfermeiro da equipe de Saúde da Família (ESF) realiza re...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta- A alternativa propõe que os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos por estrogênio e progestogênio, na apresentação injetável para aplicação mensal, são contraindicados na adolescência, estando incorreta, conforme Guia Saúde sexual e saúde reprodutiva do Ministério da Saúde, em geral, não há restrições ao uso de anticoncepcionais hormonais na adolescência. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio (anticoncepcionais orais combinados, injetável mensal, adesivo anticoncepcional transdérmico e anel vaginal), podem ser usados desde a menarca.
B) Incorreta- A alternativa propõe que o uso do preservativo masculino ou do diafragma, em todas as relações sexuais, combinados com anticoncepcionais hormonais, constituem uma prática efetiva para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez, estando incorreta, a prevenção simultânea das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez foi definida pela Organização Mundial de Saúde como dupla proteção. Esse conceito surgiu na década de 70 e consiste no uso combinado da camisinha masculina ou feminina com outro método anticoncepcional, tendo como finalidade promover, ao mesmo tempo, a prevenção da gravidez e a prevenção da infecção pelo HIV/Aids e por outras DST.
C) Incorreta- A alternativa propõe que a legislação atual proíbe a prescrição de anticoncepcionais hormonais para menores de 14 anos sem a autorização dos pais ou responsável legalmente constituído, estando incorreta, conforme Guia Saúde sexual e saúde reprodutiva do Ministério da Saúde, a prescrição de métodos anticoncepcionais para menores de 14 anos deve ser criteriosa, não constituindo ato médico inadequado, desde que não se trate de situação de abuso ou violência sexual da adolescente. Se a adolescente informar que a relação sexual não resulta de violência sexual, o profissional de saúde deve registrar tal informação no prontuário e prescrever o método anticoncepcional adequado, se respaldando de qualquer penalidade legal.
D) Incorreta- A alternativa propõe que em caso de uma relação sexual desprotegida, a adolescente deve procurar o serviço de saúde em 24 horas, acompanhada por um dos pais ou responsável, que deverá autorizar o uso da “pílula do dia seguinte", estando incorreta, Conforme Guia Saúde sexual e saúde reprodutiva do Ministério da Saúde, constituem-se direitos fundamentais do adolescente a privacidade, a preservação do sigilo e o consentimento informado. Na assistência à saúde, isso se traduz, por exemplo, no direito do adolescente de ter privacidade durante uma consulta, com atendimento em espaço reservado e apropriado, e de ter assegurada a confidencialidade, ou seja, a garantia de que as questões discutidas durante uma consulta ou uma entrevista não serão informadas a seus pais ou responsáveis, sem a sua autorização – consentimento informado.
E) Correta - Conforme Guia Saúde sexual e saúde reprodutiva do Ministério da Saúde, os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, entre outros) são pouco recomendados para adolescentes, pois a irregularidade menstrual é muito comum nessa fase e, além disso, são métodos que exigem disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.
Gabarito: Letra E
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
correção das alternativas erradas.
A) O uso de injetável trimestral e anticoncepcionais orais apenas de estrogênio ( minipílula ) devem ser evitados na adolescência por causa da diminuição da calcificação óssea.
B) o único método para evitar a gravidez que também tem eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina)
C) Os adolescentes têm direito a ter atendimento sem discriminação de qualquer tipo, com garantia de privacidade, sigilo e confidencialidade na prescrição de métodos anticonceptivos e sobre sua atividade sexual.
D) No caso de uma anticoncepção de emergência o tempo é de 120h ( 5 dias )
E) Correta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo