Na avaliação de paciente com quadro de abdome agudo, o ciru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091312 Medicina

Na avaliação de paciente com quadro de abdome agudo, o cirurgião procura distinguir se há defesa voluntária ou involuntária.


Para isso, a manobra semiótica empregada constitui-se em 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, que consiste na palpação durante inspiração profunda. Essa manobra semiótica é utilizada para avaliar a presença de dor à palpação superficial e profunda do abdome, durante a inspiração, que pode indicar a presença de defesa muscular involuntária, característica de processos inflamatórios agudos e que pode ser um sinal de alerta para o cirurgião. A descompressão súbita nos quatro quadrantes (alternativa A) pode agravar a dor e os sintomas do paciente, enquanto a manobra de Valsalva (alternativa C) e a percussão dos pontos de McBurney (alternativa D) e na loja hepática (alternativa E) não são técnicas específicas para avaliar a presença de defesa muscular involuntária.

A ALTERNATIVA CORRETA É: B - Palpação durante inspiração profunda.

JUSTIFICATIVA: Na avaliação do abdome agudo, a defesa abdominal refere-se à contração involuntária da musculatura abdominal em resposta à dor. Uma forma importante de verificar se a defesa é voluntária (movimento consciente para evitar dor) ou involuntária (reflexo doloroso) é a palpação do abdome durante inspiração profunda. Durante a inspiração profunda, o paciente tende a relaxar a musculatura abdominal, e a contração involuntária da musculatura abdominal pode ser um sinal de irritação peritoneal, o que indica que a dor não é apenas voluntária, mas sim causada por um processo patológico no peritônio.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A. Produzir descompressão súbita nos quatro quadrantes:
  • A manobra de descompressão súbita pode ser usada para verificar sinais de irritação peritoneal, mas não é diretamente usada para distinguir defesa voluntária de involuntária.
  • C. Palpação durante manobra de Valsalva:
  • A manobra de Valsalva aumenta a pressão intra-abdominal, o que pode ser útil para diagnosticar hérnias, mas não é uma técnica principal para distinguir defesa voluntária de involuntária.
  • D. Percussão do ponto de McBurney:
  • A percussão de McBurney é útil para diagnosticar apendicite, mas a manobra semiótica para distinguir defesa voluntária ou involuntária envolve a palpação durante a inspiração, não a percussão.
  • E. Percussão na loja hepática:
  • A percussão da loja hepática é uma manobra usada para avaliar o tamanho do fígado ou detectar sinais de hepatomegalia ou dor na área hepática, mas não está relacionada à avaliação da defesa abdominal.

EM RESUMO: A melhor manobra para distinguir defesa voluntária de involuntária durante a avaliação do abdome agudo é a palpação durante a inspiração profunda, que ajuda a identificar se a contração muscular é reflexa ou voluntária.

PONTOS CHAVE:

  • Defesa abdominal involuntária: Reflete irritação peritoneal.
  • A palpação durante inspiração profunda ajuda a distinguir entre defesa voluntária e involuntária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo