As informações do texto permitem afirmar que as escolas de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1760286 Português

Leia o texto para responder à questão.


Nenhum estudante vai perder o ano


     Quando as aulas foram interrompidas por causa da covid-19, as escolas de Nova York tiveram uma semana para a formação de professores e a elaboração das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, ao mesmo tempo em que foi realizado um censo sobre a disponibilidade de equipamentos e internet em casa para que se garantisse acesso a todos.

     Após um mês, na tradicional parada de uma semana na primavera, enquanto os estudantes se dedicavam a atividades voltadas ao desenho de projeto de vida, os educadores desenharam um novo planejamento, baseado na experiência inicial e em uma pesquisa realizada com os pais e estudantes. As atividades escolares diárias foram reorganizadas, assim como os critérios de avaliação, que se baseia nas tarefas realizadas em casa, pontuadas ou não, e avaliações criadas pelos professores.

     Nem tudo é perfeito: como todas as grandes redes, a de Nova York é heterogênea. A terceira fase de mudanças desse ano letivo que se encerra no fim de junho veio com o reconhecimento de que muitos estudantes não tiveram acesso a computadores e conectividade no tempo adequado e que parte deles pode ter passado pelo trauma de perder entes queridos ou ter tido sua saúde mental abalada.

     Foram alterados os critérios de avaliação. Nenhum estudante será reprovado e serão criadas três faixas de classificação, de acordo com a situação de cada estudante, antes e depois do “fechamento” das escolas. São eles “Atende aos Padrões”, “Precisa de Melhoria” ou “Curso em Andamento”, se for necessário tempo adicional para que o estudante conclua o curso.

     A decisão não significa que “os alunos passarão sem saber”. Para os alunos que não progrediram o esperado haverá reforço nas férias de verão e ao longo do próximo ano letivo, que se inicia em setembro.

     Os americanos estão no fim de seu ano letivo, ao contrário do Brasil, que está na metade. O que sua experiência nos ensina é que em meio a uma crise nosso foco deve ser o de responder uma questão: para quem a escola pública trabalha?


(Alexandre Schneider, “Nenhum estudante vai perder o ano”.

Folha de S.Paulo, 07.05.2020. Adaptado)

As informações do texto permitem afirmar que as escolas de Nova York
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - E

Foram alterados os critérios de avaliação. (Por causa da trecho anterior) Nenhum estudante será reprovado e serão criadas três faixas de classificação, de acordo com a situação de cada estudante, antes e depois do “fechamento” das escolas.

Parabéns! Você acertou!

GAB. E

reorganizaram seus planejamentos, considerando-se a situação vivida por seus alunos no contexto da pandemia.

Também respondi a alternativa E.

Entretanto, não encontrei o erro da B!?

Alguém se habilita?

Se não existisse alternativa E, a B seria a resposta mais adequada, mas ela peca pelo exagero, dizer que as escolas abrandaram os critérios é a primeira forçação de barra, a escola colocou reforço escolar, e depois a alternativa mencionou que os alunos foram expostos emocionalmente, o que também é exagero, pois ela generaliza muito, alguns alunos podem ter se abalado, mas nem todos, é a segunda forçação de barra.

abrandar = tornar(-se) menos intenso; atenuar(-se), enfraquecer(-se).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo