Com relação à democracia e suas condições substantivas, julg...
Com relação à democracia e suas condições substantivas, julgue o item a seguir.
O problema da democracia na sociedade do século XIX seria,
para Benjamin Constant, recuperar a liberdade dos gregos em
uma sociedade na qual o indivíduo estava mais interessado no
gozo dos prazeres da vida privada.
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Gabarito: ERRADO
A questão apresentada aborda pensamentos de Benjamin Constant em relação à democracia e às condições substantivas da sociedade no século XIX. É importante entender o contexto histórico e as ideias defendidas por este pensador para resolver a questão de forma correta.
Benjamin Constant foi um pensador político francês do século XIX, conhecido por suas reflexões sobre liberdade e democracia. Ele fez uma distinção crucial entre a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos. Para Constant, a liberdade dos antigos se referia à participação direta do cidadão nas decisões políticas, como na democracia ateniense. Já a liberdade dos modernos está mais relacionada à proteção dos direitos individuais, à segurança pessoal e ao desfrute da vida privada.
Portanto, a questão está errada porque sugere que o problema da democracia no século XIX, segundo Benjamin Constant, era recuperar a liberdade dos gregos. Na verdade, Constant defendia que, na sociedade moderna, era mais importante garantir a liberdade individual do que tentar reproduzir o modelo de democracia direta dos gregos antigos. Ele argumentava que as condições sociais e econômicas do século XIX tornavam impraticável e indesejável a recuperação desse tipo de liberdade, e que os cidadãos modernos valorizavam mais a segurança e os prazeres da vida privada do que a participação ativa e constante na política.
Para se preparar melhor para questões desse tipo, é fundamental compreender a diferença entre democracia direta, indireta e semidireta, além de outros conceitos chave como democracia liberal, democracia participativa e democracia consensual. Também é útil conhecer as ideias de outros pensadores que influenciaram o pensamento político, tais como John Locke e Jean-Jacques Rousseau, e como suas visões sobre liberdade e participação política contrastam com as de Benjamin Constant.
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ERRADO.
Na verdade, Benjamin Constant, no discurso "Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos" (1818), postula que a liberdade dos antigos (gregos e romanos) tinha por fundamento uma ideia de liberdade que existia ou era possível apenas na esfera pública, por meio da participação direta dos cidadãos (mulheres e escravos não eram cidadãos) nas decisões do poder político. Na esfera privada, os antigos não eram livres e não tinham autonomia diante dos interesses do coletivo (normas, como leis e costumes). Assim, havia submissão total ao coletivo, e não havia liberdade individual.
Benjamin Constant era ferrenho defensor das liberdades individuais, mesmo com a volta da monarquia na França no período da Restauração (pós-Revolução Francesa).
Veja:
"Em 1818, redigiu o discurso Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Nele, Constant sustenta que, no mundo moderno, ocorreu uma alteração significativa no conceito de liberdade que durante muito tempo havia norteado a vida dos povos antigos. Uma série de mudanças, econômicas sobretudo, ao longo da história, acabou fazendo da primazia da liberdade individual em relação ao interesse coletivo um valor superior e fundamental. Em outras palavras, o individualismo, poder-se-ia dizer, tornou-se uma conquista irrevogável do homem moderno, cabendo aos governos desses novos tempos não apenas respeitá-la, mas garanti-la. Tal valorização da liberdade individual, segundo Constant, não ocorria do mesmo modo entre os gregos e os romanos (...) a liberdade para os modernos passou a significar, nas palavras do próprio Constant, “a segurança dos privilégios privados; e eles chamam liberdade às garantias concedidas pelas instituições a esses privilégios” . Concretamente falando, essa nova concepção de liberdade se manifestou por meio de uma série de direitos, tais como: 1) o império das leis e o fim da arbitrariedade de um soberano; 2) a liberdade de expressão, de locomoção e de culto religioso; 3) o direito à propriedade privada, podendo o proprietário dispor dela conforme a sua vontade; 4) o direito de influenciar na administração de governos por intermédio de nomeações de funcionários, petições e reivindicações apresentadas às autoridades estabelecidas. Para Constant, essa nova concepção de liberdade determinará a formação de um novo perfil de governo no mundo moderno."
Fonte: Benjamin Constant e a liberdade rousseauísta, de Paulo Jonas de Lima Piva e Fabiana Tamizari
- Ele novamente...sabe tudo..parabéns !!
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