A Agenda 21 recomenda, prioritariamente, que a análise da ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q86213 Engenharia Ambiental e Sanitária
A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a
importância de se construir um programa de transição que
contemple questões centrais — tais como a redução da degradação
do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das
desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item
seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

A Agenda 21 recomenda, prioritariamente, que a análise da capacidade de suporte dos ecossistemas seja disseminada para que as ações setoriais de governo possam cumprir, de modo satisfatório, os ritos administrativos no que diz respeito à prevenção de problemas relacionados ao meio ambiente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise do Tema Central:

A questão aborda a Agenda 21, um plano de ação global criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida como Rio-92. A Agenda 21 tem como foco a sustentabilidade, abordando questões como a proteção ambiental, o combate à pobreza e a redução das desigualdades.

Resumo Teórico:

A Agenda 21 propõe estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável por meio de ações que contemplem os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Ela incentiva a colaboração entre governos, ONGs, e a sociedade civil para implementar práticas que protejam o meio ambiente e promovam o bem-estar humano.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é "E - errado". A Agenda 21 não foca, prioritariamente, na análise da capacidade de suporte dos ecossistemas para fins de cumprimento de ritos administrativos governamentais. Embora a capacidade de suporte seja um conceito relevante para a gestão ambiental, a Agenda 21 vai além, englobando um conjunto mais amplo de ações para assegurar que o desenvolvimento econômico não ocorra às custas do meio ambiente e das condições sociais das populações.

O foco da Agenda 21 está em ações integradas e multissetoriais que promovam a sustentabilidade em sua totalidade, e não apenas na disseminação de análises técnicas específicas. Este enfoque é essencial para assegurar que todos os setores da sociedade trabalhem juntos para um futuro mais sustentável.

Análise das Alternativas Incorretas:

Como a questão é de "Certo ou Errado", analisamos apenas a justificativa para a marcação como errada. A alternativa erroneamente sugere um foco restrito da Agenda 21, enquanto seu escopo é muito mais amplo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de JaneiroBrasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governosempresasorganizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agenda_21

Errada. No meu ponto de vista o principal aspecto da Agenda 21 é o fato de trazer a ideia de que TODOS são envolvidos na resolução de problemas de ordem sustentável. Com isso o Governo se exime, do modo único, da responsabilidade de tal tarefa.


Agenda 21 Brasileira - Ações Prioritárias 2ª Edição.

Objetivo 18

Ações e Recomendações 

Introduzir um novo modelo de gestão ambiental integrado às ações setoriais de governo, numa estrutura matricial, instituindo mecanismos de controle preventivo e corretivo das atividades e processos impactantes, priorizados a partir da consideração da capacidade de suporte dos ecossistemas e não apenas para cumprir um rito burocrático. 

fonte: MMA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo