No Texto VI, existe relação de sentido entre as palavras “de...
Para responder à questão, leia o Texto VI.
Texto VI
Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe
Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet
12/09/2023 16:40
Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de notícias falsas (fake news). Para que esses conteúdos fake news atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.
Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizantes e votos nas eleições, impedindo o acesso a dados precisos por parte das eleitoras e dos eleitores para que possam tomar decisões conscientes.
Por essa razão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a página Fato ou Boato, que integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação; outros Tribunais Regionais Eleitorais também criaram páginas para verificação de notícias falsas. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Central de Combate à Desinformação ganhou o nome de Gralha Confere.
Veja abaixo como identificar fake news:
- • Títulos chamativos ou bombásticos
- • Erros ortográficos ou gramaticais
Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.
- • Textos opinativos como se fossem notícia
Todo artigo opinativo deve vir assinado pelo seu autor. Mesmo em entrevistas, a opinião dos entrevistados é apresentada de forma imparcial pelo veículo. Se a suposta notícia traz opinião disfarçada no meio do texto, não é isenta.
- • Sites ou canais desconhecidos
Convém checar se outros veículos também publicaram a notícia. Isso ajuda a garantir a credibilidade da informação.
- • Notícia verdadeira mas antiga
Nem sempre as notícias são falsas, mas podem ser antigas e estar descontextualizadas visando gerar desinformação. Por essa razão é importante verificar a data da publicação e buscar a fonte para saber da veracidade do fato e em que data ocorreu.
- • URL falsificada
É comum que as fake news sejam divulgadas em páginas com que aparentemente são de um veículo tradicional, mas que fake news links direcionam o usuário para outro site onde está publicado o conteúdo falso. Então, verifique se o site que veicula o conteúdo é verdadeiro.
- • Consulte agências de checagem
Os conteúdos mentirosos que viralizam costumam ser desmentidos por agências de checagem de notícias. Se recebeu algo que despertou dúvidas, consulte essas agências para ver se há algum desmentido sobre o assunto.
Fonte: TRE-PR. Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe. Disponível em: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Setembro/como-identificar-fake-news-na-duvida-nao-compartilhe-1 .Acesso em: 24 mar. 2024.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Fake news são formas de desinformação". O autor querendo aproximar/associar os termos.
inespecificidade = falta de especificidade
antonímia = contrário
polissemia = mais de um significado
ambiguidade = duplo sentido
sinonímia = significado semelhante
Gab E
Item: E) Este item corresponde ao gabarito da banca
Análise: O item E indica sinonímia, que é a relação de palavras com significados semelhantes. No texto, 'desinformação' e 'fake news' são usados de maneira intercambiável, indicando que são sinônimos no contexto apresentado. Portanto, este item está de acordo com o gabarito da banca.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo