Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir ...
Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião do auditor deve ter um formato padronizado e pode ser modificada ou não modificada.
Em relação à opinião modificada, relacione o tipo de opinião à sua respectiva explicação.
1. Qualificada
2. Adversa
3. Abstenção
( ) O auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada acerca de certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes, mas não generalizados.
( ) O auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada.
( ) O auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tipo de opinião varia conforme o auditor obtém ou nao evidência (primeira análise) e se há ou não distorção relevante (segunda análise). Em ambas as análises o auditor pondera se o encontrado é generalizado (afeta todo o objeto) ou pontual (afeta apenas itens específicos do objeto).
O esquema abaixo ajuda a identificar o tipo de opinião dependendo dos fatores citados acima:
Dessa forma, vamos aos itens!
(1) Uma opinião qualificada nada mais é do que uma opinião com ressalva. Neste caso, ou o auditor encontra uma distorção relevante ou ele não obtém evidência suficiente. Nos dois casos, porém, essas questões são pontuais (ou seja, não são generalizadas).
(3) Se o auditor não consegue obter evidências sobre algum aspecto que ele suspeita que seja generalizado, aí é caso de abstenção de opinião.
(2) Por fim, se o auditor obtiver evidências e, além disso, concluir que os desvios/distorções são generalizados, é caso de opinião adversa.
Assim, temos:1-3-2.
Gabarito: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 705
Determinação do tipo de modificação na opinião do auditor
Opinião com ressalva
7. O auditor deve expressar uma “Opinião com ressalva” quando:
(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
(b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
Opinião adversa
8. O auditor deve expressar uma “Opinião adversa” quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
Abstenção de opinião
9. O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.
10. O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.
Segundo o professor Guilherme Santanna, quando aparecer a expressão não generalizado, tem 95% de chance de ser opinião com ressalva (efeitos possíveis de distorções são relevantes e não generalizados).
Generalizado: é quando a natureza do assunto, que gerou a modificação de opinião:
- não fica restrita à um item específico da demonstração.
- se a natureza for restrita, ela tem que versar sobre parcela substancial das demonstrações contábeis.
- quando a natureza do assunto é fundamental para o entendimento dos usuários.
Quando vier a expressão generalizado temos as opções adversa e abstenção.
Adversa: o auditor independente consegue evidências de que as demonstrações apresentam distorção relevante, distorções que possuem efeito generalizado.
Abstenção: o auditor independente não consegue evidências de que nãos há distorções relevantes, e se essas distorções relevantes existirem, elas possuem efeito generalizado.
a palavra-chave para a opinião qualificada por é "certos itens".
(1. Qualificada ) O auditor discorda com, ou é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente a apropriada acerca de certos itens do objeto que são ou podem ser relevantes, mas não generalizados.
(3. Abstenção) O auditor é incapaz de obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, devido a uma incerteza ou limitação de escopo que é tanto relevante quanto generalizada.
(2. Adversa ) O auditor, após ter obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada, conclui que desvios ou distorções, quer individualmente ou no agregado, são relevantes e generalizados.
Gabarito: letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo