Sabendo-se que nas meningites bacterianas dos 2 aos 50 anos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645323 Medicina
Sabendo-se que nas meningites bacterianas dos 2 aos 50 anos, os agentes mais comuns são Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae recomenda-se tratamento precoce empírico com vancomicina associada à cefalosporina de 3ª geração. Após os 50 anos são frequentes também Listeria monocytogenes e bacilos gram-negativos aeróbios. Nesses casos, recomenda-se acrescentar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - ampicilina.

O tema central da questão é o tratamento empírico de meningites bacterianas em diferentes faixas etárias, destacando-se os agentes causadores e o tratamento recomendado após os 50 anos. Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os principais agentes infecciosos responsáveis por meningites em diferentes idades e os antibióticos apropriados para cada situação.

Na faixa etária dos 2 aos 50 anos, os agentes mais comuns são a Neisseria meningitidis e o Streptococcus pneumoniae. O tratamento indicado é com vancomicina e cefalosporina de 3ª geração.

Após os 50 anos, além dos agentes já mencionados, é comum a presença de Listeria monocytogenes e bacilos gram-negativos aeróbios. Aqui, é necessário adicionar um antibiótico específico para a Listeria, e a droga de escolha é a ampicilina, justificando a alternativa correta.

A seguir, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • B - levofloxacina: É uma fluoroquinolona usada principalmente para infecções respiratórias e urinárias, e não tem eficácia específica contra Listeria monocytogenes.
  • C - claritromicina: É um macrolídeo indicado para infecções respiratórias e por Helicobacter pylori, sem atividade significativa contra Listeria.
  • D - gentamicina: Embora tenha atividade contra alguns bacilos gram-negativos, não é a primeira escolha para Listeria e não penetra bem no sistema nervoso central, o que limita seu uso em meningites.
  • E - doxicilina: É uma tetraciclina usada para infecções específicas, como a doença de Lyme e rickettsioses, mas não é indicada para Listeria monocytogenes.

Portanto, a adição de ampicilina ao regime empírico torna-se essencial para cobrir Listeria monocytogenes nas meningites em pacientes acima de 50 anos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - ampicilina. Nas meningites bacterianas nos indivíduos acima de 50 anos, além de Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae, também são frequentes Listeria monocytogenes e bacilos gram-negativos aeróbios. Por isso, o tratamento empírico deve ser feito com vancomicina associada a cefalosporina de 3ª geração e ampicilina, que é eficaz contra Listeria monocytogenes. As alternativas B, C, D e E não são adequadas para o tratamento dessas meningites específicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo