A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369525 Atualidades
Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, a parte da população afetada pela violência é maior do que se poderia imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vítima de uma ação criminosa - agressão, sequestro, fraude, ofensas sexuais, discriminação, furto e roubo - no período de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcentagem da população vítima desses vários tipos de ocorrência varia muito de estado para estado.

O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptações).


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.


A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Embora existam iniciativas no plano internacional para discutir e eventualmente criar tratados com o objetivo de reduzir o crime organizado em escala global, nenhuma organização - nem a ONU - conseguiu implementar medidas ou políticas que, de fato, fossem capazes de diminuir esse tipo de problema. O crime organizado é extremamente lucrativo, especialmente o tráfico de drogas, e dificilmente será reduzido somente por meio da atuação de organizações internacionais, mesmo que tenham a magnitude da ONU. Outro erro da questão é colocar o Tribunal Penal Internacional como uma das instituições que ajuda a combater o crime organizado. O TPI tem competência específica para julgar somente três tipos de crime - genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra -, de modo que o crime organizado não se encontra dentre suas competências. A questão está, portanto, errada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA

JUSTIFICATIVA – Cada vez mais forte, o crime organizado age em escala global e, não raro, envolve em suas teias representantes do poder público nos mais diversos países.

http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf

O foco primordial da O.N.U num contexto mundial é o defesa da paz, zelando pela segurança internacional e o Tribunal Internacional existe no âmbito global para julgar crimes cuja amplitude pede um julgamento multilateral, mais tais enfoques não contribuem para a redução de crimes internacionais, especialmente o Tráfico de Drogas ou Lavagem de Dinheiro, pois a atividades finalísticas desses organismos internacionais , são diversas dos órgãos de controle ostensivo ou repressivo. 

 tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.


Comentários: professor do QC

"Embora existam iniciativas no plano internacional para discutir e eventualmente criar tratados com o objetivo de reduzir o crime organizado em escala global, nenhuma organização - nem a ONU - conseguiu implementar medidas ou políticas que, de fato, fossem capazes de diminuir esse tipo de problema. O crime organizado é extremamente lucrativo, especialmente o tráfico de drogas, e dificilmente será reduzido somente por meio da atuação de organizações internacionais, mesmo que tenham a magnitude da ONU. Outro erro da questão é colocar o Tribunal Penal Internacional como uma das instituições que ajuda a combater o crime organizado. O TPI tem competência específica para julgar somente três tipos de crime - genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra -, de modo que o crime organizado não se encontra dentre suas competências. A questão está, portanto, errada." 

o cerne da questão está no TPI, tendo em conta que este Tribunal não atua de maneira alguma no âmbito do combate ao crime organizado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo