O design pattern definido como construtor virtual, cujo obj...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B - Factory Method.
A alternativa correta é a Factory Method, um padrão de projeto criacional que tem como intuito definir uma interface para criar um objeto. No entanto, permite que as subclasses decidam qual classe concreta instanciar. Isso proporciona flexibilidade no código, pois desacopla o processo de criação de objetos da implementação dos mesmos, permitindo que novas classes concretas sejam adicionadas sem a necessidade de alterar o código existente.
A Factory Method é frequentemente utilizada quando há a necessidade de gerenciar e manter a criação de vários tipos de objetos que compartilham a mesma superclasse ou interface. Ao invés do criador de objetos ter que conhecer as classes concretas necessárias para criar instâncias, ele pode simplesmente chamar o método fábrica, que encapsula a lógica de criação e decide qual objeto concreto instanciar.
Para identificar este padrão, é essencial compreender que o ponto-chave é a "delegação da responsabilidade de criação de instâncias" para as subclasses. Isso promove um design de software mais coeso e menos acoplado, elementos fundamentais para um código de alta qualidade em Engenharia de Software.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo