Na orientação a objeto, é um mecanismo que permite que cara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250151 Engenharia de Software
Na orientação a objeto, é um mecanismo que permite que características comuns a diversas classes sejam fatoradas em uma classe base, ou superclasse. A partir de uma classe base, outras classes podem ser especificadas. Cada classe derivada, ou subclasse, apresenta as características (estrutura e métodos) da classe base. Esta definição refere-se ao conceito de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: C - herança.

A questão aborda um conceito fundamental na programação orientada a objetos, que é a herança. Este mecanismo permite que uma classe, chamada de classe base ou superclasse, forneça suas características, que incluem estrutura (atributos) e comportamento (métodos), para outras classes, conhecidas como classes derivadas ou subclasses. Ao utilizar a herança, é possível criar uma nova classe que é uma extensão de uma classe existente, reduzindo repetição de código e favorecendo a reutilização.

A herança é um dos pilares da orientação a objetos e contribui para a construção de sistemas mais organizados e flexíveis. Cada subclasse herda a interface pública da sua classe base, ou seja, seus métodos e atributos acessíveis, e pode também adicionar novas características ou modificar as existentes, sobrescrevendo os métodos, se necessário.

No contexto da questão, a descrição fornecida encaixa-se perfeitamente na definição de herança, o que justifica a alternativa C como correta. As outras alternativas representam outros conceitos da orientação a objetos, que não se aplicam à descrição dada:

  • Polimorfismo: capacidade de um método ter várias formas, onde um mesmo nome de método pode ter várias implementações diferentes.
  • Metaclasse: uma classe cujas instâncias são classes, um conceito mais avançado e não abordado na questão.
  • Método: uma função definida dentro de uma classe que descreve um comportamento dos objetos dessa classe.
  • Encapsulação: a prática de esconder detalhes de implementação de uma classe, expondo apenas uma interface pública segura.

Entender esses conceitos é essencial para um profissional de software que trabalha com programação orientada a objetos, e eles são frequentemente abordados em concursos públicos na área de tecnologia da informação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo