A presença de IST na gestação, além de sofrimento materno, p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2715840 Enfermagem

A presença de IST na gestação, além de sofrimento materno, pode causar aborto, parto prematuro, morte fetal, doenças congênitas ou morte do RN. Sobre a triagem de IST durante a gestação:

I. HIV: na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro e no terceiro trimestre da gestação. Porém, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade.

II. Sífilis: na primeira consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto (independentemente de exames anteriores), e em caso de abortamento;

III. Hepatite B: deve-se proceder à investigação da infecção pelo HBV na gestante com pesquisa do HbsAg, durante o primeiro trimestre da gestação ou quando do início do pré-natal.

IV. Hepatite C: deve-se proceder à investigação da infecção pelo HCV com a pesquisa de anti-HCV de rotina no pré-natal, principalmente no inicio do terceiro trimestre e no momento do parto.

V. Vaginose bacteriana: diagnóstico na gestação com risco de parto pré-termo, visando à redução dos efeitos adversos perinatais;.

É correto afirmar:

Alternativas