O projeto orientado a objetos se preocupa com a definição de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Diagrama de sequência.
A questão aborda o tema de colaborações em um projeto orientado a objetos, que são de fato um aspecto central no design de software usando este paradigma. Entender como diferentes objetos interagem e colaboram entre si para realizar as funcionalidades desejadas é essencial para um bom design de software orientado a objetos.
Para resolver essa questão, você precisa conhecer as diferentes ferramentas de modelagem usadas na Engenharia de Software, especialmente aquelas que fazem parte da UML (Unified Modeling Language), que é uma linguagem padrão para a modelagem de sistemas orientados a objetos.
Vamos entender por que a alternativa A é a correta:
O Diagrama de sequência é uma ferramenta da UML utilizada para ilustrar as interações entre os objetos em uma forma temporal. Ele mostra como os objetos colaboram entre si em relação ao tempo, com ênfase na ordem em que as mensagens são enviadas e recebidas.
É importante destacar que cada uma das outras opções também representa um tipo de diagrama ou conceito em UML, mas não são tão focadas na colaboração temporal quanto o Diagrama de sequência:
- Diagrama de classes (B) é utilizado para representar as classes e seus relacionamentos, mas não foca na interação temporal entre os objetos.
- Casos de uso (C) são utilizados para representar as funcionalidades do sistema sob a perspectiva do usuário.
- A opção Projetos (D) não é um termo específico da UML e parece fora de contexto em relação à questão de colaborações e interações entre objetos.
Espero que isso ajude a esclarecer por que a resposta correta é o Diagrama de sequência. Este representa melhor a ideia de colaboração temporal entre objetos em um design de software orientado a objetos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta a)
Diagrama de sequência (ou Diagrama de Sequência de Mensagens) é um diagrama usado em UML , representando a sequência de processos (mais especificamente, de mensagens passadas entre objetos) num programa de computador. Como um projeto pode ter uma grande quantidade de métodos em classes diferentes, pode ser difícil determinar a sequência global do comportamento. O diagrama de sequência representa essa informação de uma forma simples e lógica.
Diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos.
Caso de uso (ou use case) é um tipo de classificador representando uma unidade funcional coerente provida pelo sistema, subsistema, ou classe manifestada por seqüências de mensagens intercambiáveis entre os sistemas e um ou mais atores.
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Colaborações são interações, acho que não tem relação com classes que é estrutural.
a-
Colaborações sao parte do diagrama de comunicação, o que é um diagrama de interação. Diagrama de classes sao estaticos, enquanto que diagrama de casos de casos de uso sao p/ levantamento de requisitos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo