“Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres ach...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705192 Português
Texto I para a questão.

Número de denúncias de violência contra a mulher aumenta mais de 100% no isolamento social, na PB

O número de denúncias de violência contra a mulher aumentou 105,6% no primeiro mês de isolamento social, na Paraíba, com relação ao mês anterior. O período analisado pelo aplicativo SOS Mulher PB é de 21 de fevereiro a 21 de março e de 21 de março a 21 de abril. No primeiro mês de análise foram 142 denúncias, saltando rapidamente, no mês de isolamento social, para 292 denúncias.

Os dados são do aplicativo SOS Mulher PB, que é independente e foi criado pelo professor e empresário Fábio César, com reconhecimento do Governo Federal.

De acordo com a promotora da violência doméstica em João Pessoa, Dulcerita Alves, que conversou com o G1 sobre os dados, as estatísticas refletem o isolamento social. "Imagina você se isolar com o inimigo? Os ânimos se acirram, o estresse aumenta, ainda mais se o inimigo consome álcool ou tem outro vício. Tudo isso junto aumenta com certeza a violência", ressalta a promotora. "Pode acreditar que são muito mais (casos). Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres acham que os serviços pararam", completa.

O maior aumento registrado entre o mês anterior e o mês de isolamento social ocorreu em casos de violência moral que, segundo cartilha da ONU, acontece quando as mulheres são vítimas de ofensas, calúnias, xingamentos, difamações e injúrias; quando são humilhadas publicamente ou até mesmo acusadas de um crime que não cometeram.

No mês de isolamento social foram 21 denúncias, enquanto que no mês anterior 8 mulheres realizaram as denúncias. O aumento percentual registrado, portanto, ultrapassou os 162%. 

O segundo maior aumento é o da violência psicológica, saindo de 57 denúncia entre fevereiro e março, para 137 denúncias nos trinta dias de isolamento social, provocando um aumento de 132% no número total de denúncias.

A violência psicológica se trata de ofensas disfarçadas de brincadeiras, humilhações, críticas sobre tudo o que as mulheres fazem. Ou quando tentam controlar a forma de vestir, comer, pensar ou se expressar. Quando vigiam as mulheres, ameaçam, chantageiam e as isolam dos amigos e familiares.

O aplicativo também registra denúncias de violência física, sexual e patrimonial. A violência física sofreu um aumento de 53,3% durante o isolamento social, enquanto que a violência sexual aumentou 54,5% e a violência patrimonial sofreu um aumento superior a 97%.

O aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e IOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail. As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.

Dulcerita alerta que a mulher precisa entender que está isolada, mas não está só. Os órgãos de apoio continuam funcionando e, além disso, os canais não presenciais de ajuda também são essenciais, como o Disque 180.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia 
“Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres acham que os serviços pararam", completa.”
Pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - “porque” estabelece a relação de conclusão.

A questão trata de analisar aspectos de Morfologia e Sintaxe no contexto do texto fornecido. O estudante precisa identificar a função das palavras e expressões no texto para responder corretamente.

Justificativa da alternativa correta:

B - “porque” estabelece a relação de conclusão. Esta alternativa está incorreta. A palavra “porque” na frase apresentada atua como uma conjunção subordinativa causal, ou seja, introduz uma oração que expressa a causa de algo. Ela não estabelece uma relação de conclusão.

Análise das alternativas incorretas:

A - “subnotificação” é sinônimo de uma informação ou comunicação formal de forma deficiente ou incompleta. Esta alternativa está correta. "Subnotificação" refere-se a uma contagem ou registro mais baixo do que a realidade, geralmente devido à falta de comunicação ou registro completo de informações.

C - “que” é conjunção integrante. Esta alternativa está correta. O “que” introduz uma oração subordinada substantiva integrante, funcionando como uma conjunção que integra a oração principal à subordinada.

D - “da subnotificação” complemento nominal. Esta alternativa está correta. "Da subnotificação" complementa o sentido do substantivo “certeza”, indicando sobre o que é a certeza, funcionando como um complemento nominal.

E - “completa” é verbo de elocução. Esta alternativa está correta. O verbo “completa” é utilizado no texto para indicar o ato de falar ou expressar uma ideia, sendo característico de verbos de elocução que introduzem falas ou pensamentos de alguém.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva B

Pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO: “porque” estabelece a relação de conclusão.

'A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos: falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar.'

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-os-verbos-de-elocucao/23917 [consultado em 08-04-2021]

O referido “porque” estabelece a relação de explicação.

Gabarito: B

Acertei, porém acho que a alternativa A também está errada.

Letra B: “porque” estabelece a relação de EXPLICAÇÃO. Daria para trocar esse porque por: "pois, dado que, que, porquanto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo