Em outubro, a Fiocruz e o Instituto de Pesquisa Infantil Mu...
Sobre as pesquisas com a vacina BCG, assinale a opção INCORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (24)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre as pesquisas com a vacina BCG e identificar a opção INCORRETA. O tema central aqui é entender o contexto e as informações em torno do uso da vacina BCG na pesquisa para prevenção contra a Covid-19.
A vacina BCG é tradicionalmente utilizada contra a tuberculose, mas estudos estavam investigando seu potencial contra outras infecções, incluindo a Covid-19. Em 2020, durante a pandemia, houve interesse em explorar vacinas existentes para verificar se poderiam oferecer proteção adicional.
A alternativa E é a corrente opção INCORRETA. Ela afirma: "Há comprovação de que a BCG pode ser eficaz contra a Covid-19 e já se sabe também por quanto tempo ela mantém o organismo imune contra outras doenças respiratórias." Esta informação é incorreta porque, até aquele momento, não havia comprovação científica de que a vacina BCG fosse eficaz contra a Covid-19, nem dados suficientes sobre a duração da imunidade contra outras infecções respiratórias.
Agora, vamos analisar as outras alternativas:
A: Esta alternativa está correta. As pesquisas coordenadas no Brasil por Julio Croda e Margareth Dalcolmo receberam aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), uma etapa necessária para a realização de estudos clínicos no país.
B: Correta. A alternativa menciona a vacinação de três mil profissionais de saúde e o financiamento pela Fundação Gates, o que faz parte dos esforços globais de pesquisa e desenvolvimento em resposta à pandemia.
C: Também correta. A colaboração internacional é comum em pesquisas científicas, e a participação da Austrália, Espanha e Reino Unido, com apoio da OMS, destaca a natureza global dos esforços de pesquisa.
D: Correta. Estudos anteriores sugerem que a BCG pode ter efeitos benéficos contra outras infecções respiratórias virais, proporcionando uma base para investigações sobre sua utilização contra a Covid-19.
Para resolver questões como essa, é importante prestar atenção aos detalhes do enunciado e das alternativas, verificando sempre se as informações estão de acordo com o conhecimento científico disponível e atual. Uma dica é estar atualizado com notícias científicas, especialmente em contextos de saúde pública como o enfrentamento de pandemias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa certa E
Há comprovação de que a BCG pode ser eficaz contra a Covid-19 e já se sabe também por quanto tempo ela mantém o organismo imune contra outras doenças respiratórias.
A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)
Bacillus Calmette–Guerin (BCG) é obrigatória, diversos pesquisadores sugeriram a possibilidade da vacina BCG ter efeito protetor contra a infecção por SARS-CoV-2 (causador da Covid-19).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo