Analise a frase abaixo e assinale a alternativa corresponden...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040685 Português

[...] Eu ia pro Mackenzie, então eu tinha que sair cedo, porque começava meio-dia, meio-dia e pouco, saía de casa onzehoras, então tinha que almoçar um pouquinho antes das onze. E como é que eu sabia que era hora do almoço? O Ipirangaera um bairro fabril, tinha muitas fábricas, tocava a sirene. Então, quando tocava a sirene, era hora de almoçar.
Então me lembro um dia, eu estava brincando no quintal, tinha um quintal lá, e tocou a sirene. Eu disse: “ Ué! Está muito cedo. Será que eu me enganei? ”. Então eu disse para minha mãe: “Está na hora? ”. Ela também ficou espantada. Aí olhamosorelógio, e era cedo. “Será que está certo o relógio”, o único relógio da casa, ne? “Então, eu vou no Bar azul”, que era umbar, tem até hoje lá, era só atravessar a rua, tinha um bar azul na esquina, “que lá tem um outro relógio”. Quando eu atravessei arua, e estava me aproximando do Bar azul, eu ouvi tocar no rádio do Bar azul, estava tocando o Hino Nacional. Me bateu: acabou a guerra! Realmente, era aquele dia oito de maio de 1945, em que terminou a Segunda Grande Guerra. A forçaExpedicionária Brasileira voltou, e fez um desfile no Anhangabaú e meu pai me levou pra ver. E depois a festa, a guerraterminou, toda aquela desgraça. Então realmente foi inesquecível, né? [...]
Analise a frase abaixo e assinale a alternativa correspondente a palavra grifada: 
Eram dez horas, talvez um pouco um pouco antes das dez, era 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, precisamos entender a função e a classificação das palavras dentro de uma sentença, que é um tema central da Morfologia. Neste caso, a palavra grifada "talvez" precisa ser interpretada em seu contexto. O que se pede é a identificação da classe gramatical dessa palavra.

A alternativa correta é B - Advérbio. Vamos entender o porquê:

Advérbio é uma classe de palavras invariáveis que modificam um verbo, um adjetivo ou mesmo outro advérbio, indicando circunstâncias de modo, tempo, lugar, intensidade, entre outras. No caso da palavra "talvez", ela está indicando uma incerteza ou dúvida sobre o horário mencionado na frase, funcionando como um advérbio de dúvida.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Adjetivo: Adjetivos são palavras que qualificam ou caracterizam um substantivo. Como "talvez" não está qualificando um substantivo, mas sim expressando uma incerteza, não se trata de um adjetivo.

C - Substantivo: Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, etc. "talvez" não nomeia nada, mas expressa uma dúvida, logo, não pode ser classificado como substantivo.

D - Pronome: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham um substantivo, relacionando-se com ele. Como "talvez" não está substituindo ou se relacionando com um substantivo, mas sim modificando um verbo, não se trata de um pronome.

Com as explicações acima, é possível compreender que a palavra "talvez" é um advérbio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Advérbios de dúvida:

Talvez

Quiçá

Porventura

E palavras que expressem dúvida associadas ao sufixo MENTE:

Possivelmente

Provavelmente

Gabarito: B

Advérbio de dúvida

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo